Pronunciamento de Flávio Arns em 21/09/2005
Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemorações pela passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Registra a presença em Plenário de representantes do Conade - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, para entrega de manifesto ao Presidente Renan Calheiros, que diz respeito aos desafios de construção da cidadania da pessoa com deficiência.
- Autor
- Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
POLITICA SOCIAL.:
- Comemorações pela passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Registra a presença em Plenário de representantes do Conade - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, para entrega de manifesto ao Presidente Renan Calheiros, que diz respeito aos desafios de construção da cidadania da pessoa com deficiência.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/09/2005 - Página 31646
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PESSOA DEFICIENTE, REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, REPRESENTAÇÃO, CONSELHO NACIONAL, DIREITOS, PORTADOR, DEFICIENCIA, ENTREGA, PRESIDENTE, MESA DIRETORA, MANIFESTO, OBJETIVO, COOPERAÇÃO, PARTIDO POLITICO, CONGRESSO NACIONAL, CONSTRUÇÃO, CIDADANIA.
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de lembrar a V. Exª, a todo o Plenário e ao Brasil que hoje é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Nós, aqui no Congresso Nacional, aprovamos neste ano uma lei que institui o dia 21 de setembro como esse Dia Nacional. Cerca de 24 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência - física, visual, auditiva, mental, múltipla, autismo, síndromes, e assim por diante.
Está aqui no Senado Federal uma representação do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência) representando todas essas áreas de deficiência e esses 24 milhões de brasileiros, para entregar a V. Exª um manifesto, que já foi entregue também ao Presidente Lula, visando à cooperação, que nunca tem faltado - quero insistir -, de todos os partidos políticos representados neste Senado Federal para os grandes desafios de construção da cidadania da pessoa com deficiência.
Então, eu pediria a V. Exª que recebesse dos representantes do Conade essa manifestação a respeito dos desafios mais urgentes para que a cidadania plena se estabeleça para essas pessoas também.