Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemorações pela passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Registra a presença em Plenário de representantes do Conade - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, para entrega de manifesto ao Presidente Renan Calheiros, que diz respeito aos desafios de construção da cidadania da pessoa com deficiência.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.:
  • Comemorações pela passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Registra a presença em Plenário de representantes do Conade - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, para entrega de manifesto ao Presidente Renan Calheiros, que diz respeito aos desafios de construção da cidadania da pessoa com deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2005 - Página 31646
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PESSOA DEFICIENTE, REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, REPRESENTAÇÃO, CONSELHO NACIONAL, DIREITOS, PORTADOR, DEFICIENCIA, ENTREGA, PRESIDENTE, MESA DIRETORA, MANIFESTO, OBJETIVO, COOPERAÇÃO, PARTIDO POLITICO, CONGRESSO NACIONAL, CONSTRUÇÃO, CIDADANIA.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de lembrar a V. Exª, a todo o Plenário e ao Brasil que hoje é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Nós, aqui no Congresso Nacional, aprovamos neste ano uma lei que institui o dia 21 de setembro como esse Dia Nacional. Cerca de 24 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência - física, visual, auditiva, mental, múltipla, autismo, síndromes, e assim por diante.

Está aqui no Senado Federal uma representação do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência) representando todas essas áreas de deficiência e esses 24 milhões de brasileiros, para entregar a V. Exª um manifesto, que já foi entregue também ao Presidente Lula, visando à cooperação, que nunca tem faltado - quero insistir -, de todos os partidos políticos representados neste Senado Federal para os grandes desafios de construção da cidadania da pessoa com deficiência.

Então, eu pediria a V. Exª que recebesse dos representantes do Conade essa manifestação a respeito dos desafios mais urgentes para que a cidadania plena se estabeleça para essas pessoas também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2005 - Página 31646