Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A pesquisa de petróleo no Estado da Paraíba. (como Líder)

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • A pesquisa de petróleo no Estado da Paraíba. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2005 - Página 31726
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RESULTADO, PESQUISA, COMPROVAÇÃO, EXISTENCIA, JAZIDAS, PETROLEO, MUNICIPIO, SOUSA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), EXPECTATIVA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu havia pedido a palavra para falar agora. Agradeço a V. Exª e à nobre Senadora Serys Slhessarenko.

Quero apenas dar uma informação: estamos pesquisando petróleo na Paraíba. Já foi encontrada uma quantidade razoável de petróleo em Sousa, no interior do Estado. O petróleo já foi, inclusive, cubado. Foi levantado o potencial: é de, no mínimo, 15 mil barris/dia.

Hoje, por incrível que pareça, explodiu outro poço de petróleo naquela cidade. E a alegria do povo de Sousa é muito grande, por se tratar de mais uma área que, espontaneamente, jorra petróleo.

Estamos na iminência de concluir a pesquisa no litoral da Paraíba e de Pernambuco, para que esse bloco seja leiloado no próximo ano, Sr. Presidente. Após o leilão dessa área petrolífera, será possível começar o processo de desenvolvimento e a pesquisa de petróleo na nossa Paraíba e em Pernambuco.

A nossa alegria maior é a de saber que, no contraforte, ou melhor, na mesma rocha que faz a ligação entre a África e o Brasil, do outro lado do oceano, no ano passado, foram descobertas jazidas que correspondiam a 18 bilhões de barris. Estamos muito felizes com isso.

Hoje, o Prefeito Salomão Gadelha nos ligou contando da alegria do povo de Sousa ao ver que o petróleo, sem ser retirado por torre ou por equipamentos, jorra espontaneamente nessa cidade, que é chamada “cidade sorriso”.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2005 - Página 31726