Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo com a indicação da Eletrosul como a melhor empresa do setor elétrico do País, em ranking anunciado pela revista IstoÉ Dinheiro.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Regozijo com a indicação da Eletrosul como a melhor empresa do setor elétrico do País, em ranking anunciado pela revista IstoÉ Dinheiro.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2005 - Página 31751
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SUPERIORIDADE, AVALIAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO SUL DO BRASIL S/A (ELETROSUL), PUBLICAÇÃO, PERIODICO, ISTOE DINHEIRO, COMPARAÇÃO, EMPRESA, ENERGIA ELETRICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, REGISTRO, DADOS.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a revista IstoÉ Dinheiro, na publicação desta última semana, apresenta o ranking das melhores empresas do País. E é com muito orgulho que registro que uma empresa que, para nós, de Santa Catarina, é motivo de reconhecimento pelo trabalho e pela atuação: a Eletrosul. Considerada, no ranking da revista Istoé Dinheiro, a melhor empresa de energia elétrica do País, exatamente por conta dessa análise, desse levantamento feito em quatrocentas empresas de trinta setores de atividade, entre eles energia elétrica, alimentos, aeronáutica, bancos, mineração, siderurgia, varejo e veículos, no setor de energia elétrica, a nossa Eletrosul - e quando digo nossa Eletrosul, faço-o com muito orgulho - foi selecionada como a melhor do País. Em segundo lugar, ficou a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista; em terceiro, a Ampla Energia; em quarto, a Companhia de Luz e Força Santa Cruz; e em quinto, a Cemig.

Para ser a melhor da IstoÉ Dinheiro, a Eletrosul ficou em primeiro lugar na soma de quatro quesitos de gestão: financeira, de recursos humanos, inovação e compromisso social e com o meio ambiente. O excelente desempenho em todos esses quesitos colocou a Eletrosul na condição de melhor empresa. Todos os dados foram analisados pela Deloitte, uma das maiores e mais renomadas consultorias do mundo.

A primeira colocação da Eletrosul no setor de energia elétrica no País mostra mais do que um excelente desempenho. É uma mostra da brilhante recuperação da empresa que, em 1998, teve todo o seu parque gerador privatizado e passou a ser exclusivamente transmissora de energia. A competência do seu quadro de funcionários, aliada a uma nova visão de administração pública, permitiu a recuperação da empresa.

Em 2004, a Eletrosul foi excluída do Programa Nacional de Desestatização (PND) e recebeu autorização para voltar a gerar energia, setor em que, antes da privatização do setor de geração de energia, já se destacava de forma significativa. A empresa também tem se destacado, além da sua atividade fim, que é a geração e a transmissão de energia, a empresa também tem-se destacado por sua atuação social, atendendo à diretriz do Governo do Presidente Lula, desenvolvendo hoje mais de vinte projetos que vão desde o Primeiro Emprego, o Pré-Vestibular Eletrosul, hortas comunitárias e diversos outros programas de inclusão social.

O Presidente da Eletrosul, nosso companheiro Milton Mendes, coloca de forma muito clara que a competência dos empregados no cenário econômico positivo, no qual se encontra o País, e uma gestão que valoriza e acredita na empresa estatal como agente de políticas públicas são indiscutivelmente os fatores que têm levado a Eletrosul a se destacar em vários aspectos.

A Eletrosul é uma empresa federal que atua na transmissão e, agora, de novo na geração de energia nos três Estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, cobrindo cerca de um milhão de Km2 de área. A empresa atende 16% da população brasileira; 19,3% do PIB nacional, 19,2% do mercado de energia do País. São 9.015 Km de linhas de transmissão, 35 subestações e uma conversora de freqüência. Estão em implantação seis subestações, 3.860 torres e 1.348 Km de linhas de transmissão. Ainda este ano, a empresa participa de leilões para construção de novas linhas de transmissão e de geração de energia nova.

Por isso, Sr. Presidente, eu não poderia deixar de fazer o registro e, desta tribuna, parabenizar a diretoria da Eletrosul, o Presidente Milton Mendes, e, de forma especial, todos os funcionários desta que é uma das empresas que orgulha Santa Catarina e o Brasil, uma empresa pública voltada aos interesses do desenvolvimento do nosso País e à inclusão social. Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2005 - Página 31751