Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador e ex-Deputado Estadual do Estado de Mato Grosso, Italívio Martins Coelho, ocorrido ontem.

Autor
Juvêncio da Fonseca (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MS)
Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador e ex-Deputado Estadual do Estado de Mato Grosso, Italívio Martins Coelho, ocorrido ontem.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2005 - Página 31710
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ITALIVIO COELHO, EX SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PDT - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, também subscrevo o requerimento encabeçado pelo ilustre Senador Ramez Tebet. Esta Casa presta hoje uma justa homenagem, homenagem a uma Liderança sul-mato-grossense. Mas por que não dizer, como sugeriu o Senador Ramez Tebet, mato-grossense do norte e do sul? Uma homenagem ao ilustre filho que escreveu uma história muito marcante em nosso Estado. Não apenas ele, mas a sua família inteira. 

Italívio, irmão de Lúdio Coelho, que foi Senador nesta Casa, de quem todos nós conhecemos o brilho da atuação, o caráter ilibado. Como foi Lúdio Coelho, identicamente, Italívio Coelho. Com as mesmas características pessoais e com as mesmas condições histórias por que passaram eles e toda sua família por Mato Grosso do Sul. Laucídio Coelho, o pai de todos, o grande patriarca, foi um dos grandes incentivadores, promotores, fomentadores do desenvolvimento daquela grande região do Planalto e do Pantanal.

Lendo um livro de Abílio Leite Barros, Senador Ramez Tebet, ele informa, historicamente, um fato importantíssimo, a visão de Laucídio Coelho, o patriarca, que levava os reprodutores de bois para o Pantanal e que chegava do Planalto com sua comitiva para abastecer de reprodutores bons todo o gado que se criava no Pantanal. Com isso, Mato Grosso do Sul tem hoje o maior rebanho de boi do País, já empatando com Mato Grosso. Graças a Deus, Mato Grosso, liderado por nossa capital Cuiabá, mas que representa para nós uma iniciativa forte, histórica, importante e de visão da família Coelho do que seria aquele grande Centro-Oeste, do que seria não só o Pantanal, mas o planalto que circunvizinha o Pantanal, que poderia, perfeitamente, fazer com que aquela área, a maior área úmida do planeta, servisse realmente para todos nós, para o Brasil, como um celeiro de produção de bois.

Aí está a nossa riqueza: não só a pecuária, mas a nossa riqueza ecológica, ambiental, que faz com que o Brasil todo se debruce sobre essas riquezas que tanto nos orgulham, e nos orgulha muito mais ainda Italívio Coelho, este filho de Mato Grosso do Sul, que nos deixa. Sua família e todos seus amigos estão consternados.

Fica aqui o registro do nosso sentimento pela perda de um amigo muito próximo, amigo dos seus filhos, Aluízio, Laucídio, Hamilton e Márcia - esta última, hoje, inclusive, trabalha nesta Casa como assessora do Senador Roberto Saturnino.

Portanto, fica aqui o nosso pesar e o nosso reconhecimento por essa ilustre figura sul-mato-grossense que muito honrou o nosso Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2005 - Página 31710