Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre a taxa paga por Minas Gerais sobre a divida publica.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Esclarecimentos sobre a taxa paga por Minas Gerais sobre a divida publica.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2005 - Página 31630
Assunto
Outros > ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, VALOR, JUROS, DIVIDA PUBLICA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EFEITO, INFERIORIDADE, PERCENTAGEM, AMORTIZAÇÃO, DIVIDA, REGIÃO.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Apenas para que o Senador Wellington Salgado de Oliveira, que é novato aqui no Senado, saiba que Minas Gerais paga 7,5%, porque só pagou 10% na amortização da dívida, enquanto os outros Estados pagaram 20%. Então, Minas Gerais, para poder pagar 6%, precisaria pagar 10% a mais da sua dívida que foi negociada. Existem outros Estados que, na verdade, pagam 9%, Senador. A Prefeitura de São Paulo paga 9%, não paga 7,5%, não, porque não fez a devida amortização.

Então, são essas informações que eu gostaria de fornecer a V. Exª, que não estava ainda acompanhando as questões de Minas àquela época. A negociação da dívida dos Estados foi extremamente importante para os Estados que tinham dívidas com juros muito maiores do que pagam hoje, dívidas com vencimento indeterminado. Foi muito importante para a estabilidade econômica do Brasil. Se nós vivemos, hoje, um período de normalidade econômica, mesmo com a crise política, muito se deve ao que foi feito de reorganização das finanças, dos Estados, dos Municípios e do País como um todo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2005 - Página 31630