Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de parte da carta aberta entregue ao Presidente Lula, em nome do conselho nacional dos direitos da pessoa portadora de deficiência.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Leitura de parte da carta aberta entregue ao Presidente Lula, em nome do conselho nacional dos direitos da pessoa portadora de deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2005 - Página 31647
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • LEITURA, TRECHO, CARTA ABERTA, AUTORIA, CONSELHO NACIONAL, DIREITOS, PESSOA COM DEFICIENCIA, ENDEREÇAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REIVINDICAÇÃO, RECURSOS, INVESTIMENTO, GARANTIA, INCLUSÃO, NATUREZA SOCIAL, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL, PARTICIPAÇÃO, DELEGADO, PAIS, SOLICITAÇÃO, AUXILIO, APOIO, PORTADOR, DEFICIENCIA, TRANSFORMAÇÃO, COORDENADORIA NACIONAL PARA INTEGRAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA (CORDE), SECRETARIA, AMBITO NACIONAL.

            O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em nome da Comissão quero ler aqui parte da carta aberta que foi hoje entregue ao Presidente Lula, especialmente na área em que, neste contexto, reivindicamos:

Apoio efetivo para assegurar os recursos e investimentos federais em todas áreas de atuação de políticas públicas, de modo a criar as condições reais de inclusão das pessoas com deficiência na saúde, na escola, no trabalho, no transporte, na cultura, no esporte, no lazer e o acesso à comunicação e informação.

Prioridade para assegurar os recursos para a realização da primeira Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, programada para maio de 2006, que deverá reunir mil delegados de todo o País, cujas diretrizes deverão servir como subsídios norteadores das políticas públicas dirigidas às pessoas com deficiência.

Proporcionar ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência estrutura executiva, financeira e operacional compatível com suas funções deliberativas e com magnitude e repercussão da sua atuação para milhões de pessoas com deficiência.

Transformar a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, em Secretaria Nacional, destinando o mesmo tratamento atribuído às Secretarias Nacionais da Mulher, da Igualdade Racial e da Juventude.

A igualdade e a oportunidade é um direito de todos, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2005 - Página 31647