Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica quanto a perseguição política que envolve parentes de pessoas públicas.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Crítica quanto a perseguição política que envolve parentes de pessoas públicas.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2005 - Página 31645
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • DEFESA, IMPORTANCIA, PUNIÇÃO, CIDADÃO, VINCULAÇÃO, CONTRAVENÇÃO, CRITICA, UTILIZAÇÃO, PARENTE, POLITICO, PERSEGUIÇÃO, NATUREZA POLITICA, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CONGRESSO NACIONAL.

O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Queria saudar essa representação que expressa uma luta história pelo direito à cidadania, e em particular o Senador Flávio Arns, que há trinta anos milita por essa causa e tem sido, eu diria, um batalhador incansável pelos direitos, pelo reconhecimento e pela elaboração de políticas públicas que promovam a inclusão social, a inclusão produtiva e a cidadania plena com políticas específicas para esse segmento representativo que tem dado e poderá dar, cada vez mais, uma grande contribuição ao nosso Brasil.

Quero lembrar, para concluir, que Ray Charles era cego, Steve Wonder também. Dizem que Beethoven era quase surdo. Pedro Moreira Salles é paraplégico e preside um banco. Enfim, há deficientes em todas as atividades. Marcelo Rubens Paiva é uma figura espetacular, inclusive na militância desse segmento e na reflexão que faz sobre a sua experiência pessoal. Roosevelt, que foi Presidente quatro vezes na democracia americana e enfrentou momentos decisivos, como a crise de 29, a Segunda Guerra Mundial, também era paraplégico.

Por isso o reconhecimento desse segmento e a participação plena na nossa sociedade é um direito histórico e contido que precisa de políticas afirmativas.

Portanto, parabenizo esta delegação que está aqui e que expressa um sentimento profundo do nosso povo para que políticas públicas mais eficazes, a cada dia, possam contemplar a cidadania plena de pessoas especiais, que têm habilidades especiais também a contribuir para o nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2005 - Página 31645