Discurso durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens aos professores do Brasil.

Autor
Ribamar Fiquene (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: José de Ribamar Fiquene
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagens aos professores do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2005 - Página 34321
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, PROFESSOR, BRASIL, COMENTARIO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE.

O SR. RIBAMAR FIQUENE (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a restauração da sentimentalidade amplia a vontade de conquistar.

A fundamentação dos efeitos salutares descreve a permanente grandeza das evidências nacionais.

É de se encontrar o motivo que consolida o crescimento da crença e da esperança.

Há muitas razões que atingem a prosperidade da Pátria. Aqui, aprendi o valor da dedicação ao País, o valor de desejá-lo grande, forte e progressista pela magnanimidade e pelo espírito de trabalho do seu povo. O valor de conhecer um Brasil pujante, incansável e imorredouro, perenemente ligado no esforço de superar suas deficiências e projetar-se como nação, na plenitude do desenvolvimento de suas potencialidades e riquezas. Levo tudo isso como apanágio aprendido e haurido do exemplo e da atuação exemplares de V. Exªs, Sr.ªs e Srs. Senadores.

Acreditei na retomada da ação do Congresso Nacional para fazer valer sua competência constitucional no que se refere ao número de Vereadores nas Câmaras Municipais brasileiras. Não tive a sorte de ver e celebrar esse acontecimento. Resta-me a esperança de que o assunto continue a mover o interesse dos nobilíssimos Senadoras e Senadores para levar adiante a questão e restabelecer e executar os princípios constitucionais reguladores da matéria. Por essa razão, continuo a acreditar. Continuo com a vontade de realizar. São muitos os caminhos e todos se formam no consentimento.

Ninguém entrará na programação desconceituada. Ninguém duvidará que a melhor aceitação importa na evidência da conquista. Ninguém saberá decifrar o futuro, mas os elementos conquistáveis indicam as regras da pretensão. Ninguém admitirá a interrupção abrupta. Ninguém será admoestado pelo valor da tolerância sadia. Ninguém esquecerá a itinerância social que se abriga na grandeza do infinito.

Todas as divergências fizeram o espaço consolidado. Se existem alguns quesitos que não tiveram o alcance da repercussão agradável é porque os sonhos não se cristalizaram na compatibilidade. Daí, aparecem o empenho, o fervor, a dedicação e o compromisso realizando a promessa da consciência. Mesmo aparecendo a ignorância e a inutilidade, resultantes da fraqueza daqueles que não sabem o que querem, nem falam o que desejam, e que sempre estão, às vezes, deixando a mácula da própria insignificância.

Vejam-se os ventos que sopram para arejar as idéias dos sábios!

Vejam-se as cores das rosas que enfeitam o cenário da literatura!

Vejam-se as caminhadas permanentes que traduzem os passos da festa patriótica do cumprimento do dever!

Vejam-se as luzes universais, que iluminam o avanço altaneiro!

Tudo se eleva pela espiritualização nos gestos perfeitos.

Tudo se amplia na consideração da natureza para contribuir e para aprimorar.

As fontes são inesgotáveis. E as deliberações personativas. E o desempenho intelectual oferece os esteios da sustentação, sempre encontrados nos melhores alicerces da vida.

Venham todos proclamar o resultado, pois a vigília e o livro estiveram na compreensão dos feitos gloriosos!

Venham todos à construção do conhecimento para enriquecer a inteligência!

Venham todos ombreados com a paz, para estender o manto branco no Brasil e no mundo, configurando que os direitos sociais, como a vida e a liberdade, se afirmam e se objetivam na universalidade da crença e da sabedoria!

Não me venha a insensatez prejudicar o talento da juventude!

Venham-me as aulas qualificadas pela dedicação e sabedoria dos mestres, para emoldurar o painel da eloqüência brasileira! Na eterna procura do acerto, cujo exemplo tive nesta Casa e cujo valor conduzo para a minha posteridade!

Aqui registro o sentimento brasileiro da questão sadia para universalizar tudo aquilo que merece o respeito, tudo aquilo que dá o gesto altaneiro e altivo para que com isso se possam sobrepujar as relevâncias maiores do que se conquista pela luta e pelo trabalho. As minhas homenagens aos professores do Brasil.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2005 - Página 34321