Discurso durante a 170ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Trabalhos desenvolvidos pelas CPMIs e a importância do posicionamento da sociedade no acompanhamento dessas atividades. Leitura de carta da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil endereçada ao Presidente da República, a respeito da greve de fome realizada pelo Frei Luiz Flavio de Cappio, de Barra/BA.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. IGREJA CATOLICA.:
  • Trabalhos desenvolvidos pelas CPMIs e a importância do posicionamento da sociedade no acompanhamento dessas atividades. Leitura de carta da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil endereçada ao Presidente da República, a respeito da greve de fome realizada pelo Frei Luiz Flavio de Cappio, de Barra/BA.
Publicação
Publicação no DSF de 01/10/2005 - Página 33634
Assunto
Outros > LEGISLATIVO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • NECESSIDADE, LOBBY, SOCIEDADE, BRASIL, GARANTIA, EFICACIA, ISENÇÃO, ATUAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, APURAÇÃO, CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL.
  • COMENTARIO, LEITURA, CARTA, AUTORIA, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), DESTINATARIO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APREENSÃO, SITUAÇÃO, GREVE, FOME, BISPO, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, BARRA, ESTADO DA BAHIA (BA), PROTESTO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ADIAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO.

A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Além de saudar a fala do Senador Delcídio, quero dizer que todos sabemos que a agilidade e a isenção do processo das investigações dar-se-ão se houver pressão da sociedade, porque isso não depende, isoladamente, do Senador Delcídio, nem do Senador Alvaro, nem de mim. Isoladamente, não depende de nenhuma personalidade política.

Há necessidade dessa pressão para evitar qualquer operação abafa, que, sabem todos, está aqui montada de forma sofisticada ou de forma desprezível nessa promiscuidade Palácio do Planalto/Congresso Nacional. Então, é preciso vigilância da sociedade e contundência para que possamos, de fato, viabilizar uma investigação.

Sr. Presidente, como tanto V. Exª como eu acabamos falando sobre o tema, eu gostaria de deixar registrada uma carta que foi encaminhada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 28 de setembro, ao Presidente Lula dando conta da preocupação daquela entidade em relação à situação de Dom Frei Luís Flávio.

Passo a ler a carta, neste momento:

Excelentíssimo Senhor

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República Federativa do Brasil

Dirigimo-nos a Vossa Excelência com a saudação de “paz e bem”!

Estamos impressionados e preocupados com a atitude do nosso irmão no episcopado, Dom Frei Luís Flávio Cappio, OFM, Bispo da Barra, Bahia. Trata-se de um apelo extremo em defesa da vida do rio São Francisco e do povo ribeirinho.

Somos interpelados por este gesto profético, fruto de um discernimento espiritual feito ao longo de anos de convívio com a realidade de pobreza e sofrimento das populações que sobrevivem do rio São Francisco.

Sem entrar no mérito dos aspectos técnicos do projeto, a atitude do nosso irmão expressa o grito angustiante das populações ribeirinhas e as divergências de opinião sobre o projeto.

Senhor Presidente, apelamos para que reconsidere a decisão política que, ainda longe de um consenso na região nordestina a respeito da viabilidade e dos resultados sócio-ambientais da transposição do rio São Francisco, divide as mentes e os corações. Esperamos uma atitude sua em favor da unidade do povo nordestino. É preciso intensificar o diálogo capaz de superar as divergências que existem na região e construir um projeto que seja do conjunto da sociedade.

Apelamos para a sua responsabilidade de Presidente da República, para adiar o início das obras de transposição do rio e garantir, antes de tudo, a sua revitalização.

Confiados em Deus, esperamos contar com a sua compreensão e solidariedade, para olhar com carinho o nosso irmão e nos ajudar a preservar-lhe a vida.

Com o nosso respeito.

Assinam: Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo de São Salvador da Bahia, Presidente da CNBB; Dom Antônio Celso de Queirós, Bispo de Catanduva - SP, Vice-Presidente da CNBB; Dom Odilo Pedro Scherer, Bispo Auxiliar de São Paulo, Secretário Geral da CNBB.

Sr. Presidente, registro, assim, a carta encaminhada e o apelo que faz a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desde do dia 28 de setembro, ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/10/2005 - Página 33634