Discurso durante a 171ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de artigo intitulado "O pesadelo que o Brasil não merece", de autoria do ex-Presidente do STF, Maurício Corrêa, publicado no jornal Correio Braziliense, de 25 de setembro do corrente.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro de artigo intitulado "O pesadelo que o Brasil não merece", de autoria do ex-Presidente do STF, Maurício Corrêa, publicado no jornal Correio Braziliense, de 25 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2005 - Página 33791
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), CRITICA, INEFICACIA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RESPONSAVEL, CRISE, NATUREZA POLITICA, PAIS.

O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PMDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “O pesadelo que o Brasil não merece”, de autoria do ex-presidente do STF, Maurício Corrêa, publicado no jornal Correio Braziliense, de 25 de setembro do corrente.

            O artigo trata das conseqüências da crise política em que se meteu o país por “obra e graça do senhor Lula”. Entre essas conseqüências, estaria o processo de impeachment do Presidente Lula e seus efeitos na economia e nas instituições brasileiras.

Segundo o autor, “se o próprio PT, que chegou ao poder ávido por promover modificações estruturais na política econômica, deu uma guinada de cento e oitenta graus, refluindo de sua ortodoxia programática para ajustar, até com mais rigor, os padrões encontrados, não seria agora que um desavisado iria fazê-lo”. Diz, ainda: “todos os institutos jurídicos amparados pela ordem constitucional estão em plena efetividade. Só a baderna que o senhor Lula permitiu que se instaurasse no país, essa, sim, é que não está contemplada na Constituição. Se utilizado o impeachment, nenhum traumatismo vai sofrer o povo. Sofrê-lo-á, sim, se porventura não se apurar a verdade real de sua participação nos episódios que chocaram a nação”.

            O autor ainda conclui com a seguinte frase: “Nova dose de Lula seria um pesadelo que o Brasil não merece”. Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que o referido artigo passe a integrar os Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO BATISTA MOTTA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“O pesadelo que o Brasil não merece.”

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2005 - Página 33791