Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao município capixaba de Marechal Floriano, que está completando 14 anos de emancipação política e administrativa.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao município capixaba de Marechal Floriano, que está completando 14 anos de emancipação política e administrativa.
Publicação
Publicação no DSF de 12/10/2005 - Página 34915
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, MARECHAL FLORIANO (ES), REGISTRO, HISTORIA, DESENVOLVIMENTO.

O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aqui hoje fazer uma homenagem ao Município capixaba de Marechal Floriano, que está completando 14 anos de emancipação política e administrativa. Distante 45 quilômetros da Capital do meu Estado e com 288 quilômetros quadrados de área, Marechal Floriano é uma cidade de gente alegre, hospitaleira e trabalhadora. O Município foi colonizado por imigrantes europeus, especialmente italianos, prussianos e alemães, e vive da atividade agrícola. Chamada de “Cidade das Orquídeas”, Marechal Floriano tem forte potencial turístico, em função de sua beleza natural e de suas raízes culturais.

A povoação de Marechal Floriano teve início em 1847, com a chegada à Colônia de Santa Isabel (pertencente a Domingos Martins) de 39 famílias originárias da Prússia Renana. Depois, chegaram alemães e italianos. Na época, a região era conhecida como Braço Sul, em referência ao rio que corta a cidade, afluente do rio Jucu. A partir de 13 de maio de 1900, quando foi inaugurada a Rede Ferroviária Leopoldina, ficou conhecida como Marechal Floriano, em homenagem ao Presidente do Brasil. Na realidade, o distrito só foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1991. Nesses 14 anos de existência, graças ao esforço de sua gente trabalhadora, Marechal Floriano cresceu e se fortaleceu no cenário estadual.

As principais atividades econômicas do Município são o café, a avicultura e a suinocultura. Marechal Floriano tem-se destacado ainda na oleicultura - cultura de legumes e hortaliças. Seus produtos abastecem hoje boa parte da região metropolitana da Grande Vitória. O Município tem apenas 12.188 habitantes, sendo que a maioria (6.918) vive na zona rural, dedicando-se à agricultura familiar. Localizada na região sul-serrana do Estado, a cidade tem clima frio durante a maior parte do ano, atraindo turistas de várias regiões do País, que para lá se deslocam em busca de tranqüilidade, de belas paisagens e de excelente comida.

Quero parabenizar o meu particular amigo Elias Kiefer, Prefeito de Marechal Floriano, pela emancipação política e administrativa do Município, cumprimentando, por seu intermédio, todo o seu povo hospitaleiro e trabalhador. E, nesta oportunidade, reitero o meu compromisso com o Estado do Espírito Santo e, em especial, com Marechal Floriano, colocando-me à disposição para que, juntos, possamos transformar esse Município num lugar cada vez melhor para se viver.

Por último, deixo meu abraço aos Vereadores desse Município e à sua gente, como disse, tão hospitaleira. Vale a pena todo brasileiro que se dirigir ao Estado do Espírito Santo para passar alguns dias de descanso subir a serra e visitar Marechal Floriano porque ali encontrará paz e muita tranqüilidade.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/10/2005 - Página 34915