Questão de Ordem durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita a mesa que se coloque na pauta o requerimento de auditoria do Tribunal de Contas da União no Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social - BNDES.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. :
  • Solicita a mesa que se coloque na pauta o requerimento de auditoria do Tribunal de Contas da União no Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social - BNDES.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2005 - Página 33480
Assunto
Outros > SENADO. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, MESA DIRETORA, RECONDUÇÃO, PAUTA, SENADO, REQUERIMENTO, REIVINDICAÇÃO, AUDITORIA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES).
  • COMENTARIO, POSSIBILIDADE, IRREGULARIDADE, INVESTIMENTO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), OBRAS, PAIS ESTRANGEIRO, QUESTIONAMENTO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, RECURSOS, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO, BRASIL.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Primeiramente, para solicitar a V. Exª minha inscrição para falar pela Liderança do PSDB antes da Ordem do Dia.

E, em segundo lugar, para solicitar à Mesa providências para que se coloque na pauta um requerimento que dela já constou e foi retirado e que solicita do Tribunal de Contas da União auditoria no BNDES no que diz respeito ao financiamento de obras no exterior.

            Ainda no dia de hoje, o Tribunal de Contas da União apresenta a auditoria sobre a construção de uma ponte, a Acre - Peru, com irregularidades. Pretendemos que todos os investimentos pelo BNDES para obras no exterior - na Venezuela, na República Dominicana, no Peru, no Paraguai - sejam alvo de auditoria por parte do Tribunal de Contas da União, uma vez que são valores expressivos, da ordem de US$ 2,9 bilhões, cujo questionamento é inevitável. Enquanto recursos são negados para obras em nosso País - obras de infra-estrutura, obras no setor de energia elétrica, no setor de estradas, de portos, na área de hotelaria, do turismo -, portanto, recursos indispensáveis para a promoção de desenvolvimento no nosso País, em contrapartida há essa liberalidade do nosso Governo oferecendo recursos significativos para obras no exterior. Isso merece mais do que explicações. É necessário que se faça mais do que uma auditoria para verificar a lisura dos procedimentos relativos a esses empréstimos.

Daí a importância de se deliberar a respeito desse requerimento. Peço à Mesa respeitosamente que, naturalmente ouvindo o Presidente Renan Calheiros, o recoloque na pauta, uma vez que foi retirado pelo próprio Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2005 - Página 33480