Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Presidente da República para que não despreze as Forças Armadas. Solicitação ao Senador Efraim Morais, Presidente da CPI dos Bingos, para que marque a data do depoimento do Sr. Okamoto na referida CPI. (como Líder)

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FORÇAS ARMADAS. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Apelo ao Presidente da República para que não despreze as Forças Armadas. Solicitação ao Senador Efraim Morais, Presidente da CPI dos Bingos, para que marque a data do depoimento do Sr. Okamoto na referida CPI. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2005 - Página 35666
Assunto
Outros > FORÇAS ARMADAS. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATENÇÃO, ATENDIMENTO, NECESSIDADE, FORÇAS ARMADAS, OPORTUNIDADE, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, AVIADOR, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB).
  • SOLICITAÇÃO, EFRAIM MORAIS, SENADOR, PRESIDENTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, DEFINIÇÃO, DATA, DEPOIMENTO, PESSOAS, SUSPEIÇÃO, PARTICIPAÇÃO, TRANSAÇÃO ILICITA.
  • CRITICA, NEGLIGENCIA, GOVERNO FEDERAL, SECA, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
  • QUESTIONAMENTO, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, TRANSAÇÃO ILICITA, AUTORIA, IRMÃO, CHEFE DE ESTADO.
  • COBRANÇA, URGENCIA, PROVIDENCIA, CONGRESSO NACIONAL, CRISE, POLITICA NACIONAL.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a melhor maneira que os Congressistas têm para homenagear a Aeronáutica é solicitar que o Senhor Presidente da República não despreze tanto como vem desprezando as Forças Armadas Brasileiras. Não há setor que a despreze, a não ser aquele grupelho acostumado a lesar os cofres públicos por meio de mensalões ou de contas não-contabilizadas, a não ser esses que vivem no Palácio. O Governo despreza a Aeronáutica. Não dá sequer combustível para que a Aeronáutica possa cumprir com os seus deveres.

É muito bonito exaltar, como fizemos ainda há pouco, a Aeronáutica pelos feitos de mais de 60 anos, desde que foi criada pelo Ministro Salgado Filho e que teve como baluarte o Brigadeiro Eduardo Gomes.

Ouvi os discursos, inclusive o do Senador Romeu Tuma, que, com tanta propriedade, colocou todos os assuntos da Aeronáutica para que sejam meditados pelas autoridades do Governo.

Hoje, venho aqui, Sr. Presidente, para tratar de outro assunto, para me dirigir ao meu prezado amigo Efraim Morais, Presidente da CPI dos Bingos, que, soube, já chegou ao nosso País.

Estava marcado para hoje o depoimento do Sr. Silvinho - Silvinho Land Rover, porque recebeu da empresa GDK, ligada à Petrobras, que ele ajuda, um automóvel Land Rover. Aliás, soube que essa prática não é nova no PT porque o PT só gosta dessa marca. Mas, enquanto esse Silvinho foge a ponto de a Polícia Federal dizer que só o encontrou hoje, o Governo continua a praticar atos os mais absurdos que chocam a opinião pública brasileira.

Penso em um Senador como V. Exª, Sr. Presidente, que tem pelo seu Amazonas um amor enorme. O Amazonas retribui a V. Exª esse amor tais e tantas foram suas eleições no Estado. Penso em seu povo passando por situações nunca vistas. É o peso do Presidente para o Norte e o Nordeste. Há a maior seca de todos os tempos e não há sequer combustível para que os aviões cheguem a tempo nas cidades que mais estão sofrendo com a calamidade.

Até seca no Amazonas acontece neste Governo! E ele procura saber de quem é a urucubaca? É dele. É dele, Presidente. É dele, que não sabe governar este País. É dele, que já está cansando todo o povo pela falta de providências. Ele não toma providências e ignora os fatos.

É possível ignorar o Presidente que o seu irmão Vavá faz lobby na prefeitura? É possível ignorar que o filho do Presidente recebeu R$5 milhões da Telemar para a sua empresa? É possível ignorar, como ele disse que ignorava, qualquer empréstimo que tenha tomado para o PT, quando o Okamoto, o seu homem de confiança, paga o empréstimo, até pequeno em relação ao rombo atual de R$29,6 mil?

Tudo isso acontece, Sr. Presidente, e estamos agindo pouco. Não é por culpa de V. Exª, nem do Presidente atual, que tem sido até bom batalhador, mas se trata de culpa coletiva do Congresso Nacional, que está muito mal na opinião pública porque não toma providências rápidas em relação a esse assunto. Deveríamos trabalhar todos os dias, pelo menos enquanto grassa essa imoralidade que as CPIs têm descoberto, mas que não veio ainda a público para desmoralizar a figura do Presidente da República.

O Presidente pode pensar que esse mal vai durar muito tempo, mas não durará. O povo brasileiro não aceita isso, Sr. Presidente! E tenho a certeza de que nossos colegas de Câmara e de Senado saberão tomar providências enérgicas em relação a esse assunto.

Neste instante, peço ao Senador Efraim Morais, meu prezado amigo, Presidente da CPI dos Bingos, que marque imediatamente data para Okamoto ir à Comissão de Inquérito. Ele tem o que dizer, e temos o que perguntar. Silvinho não foi lá hoje, e não se marca nunca o depoimento de Okamoto. E o Lula fica passeando pelo mundo, cantando honestidade para quem não o conhece e sendo desmoralizado, porque o Brasil está hoje numa das piores situações do mundo em matéria de corrupção.

É contra isso, Sr. Presidente, que assomo à tribuna, e o faremos todos os dias, não só eu, como meus companheiros, para que possamos ter uma vida melhor, uma vida mais decente, com responsabilidade pelo mandato que o povo nos outorgou.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2005 - Página 35666