Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Os intelectuais e a crise", de autoria do historiador Boris Fausto, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 6 de setembro do corrente.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Os intelectuais e a crise", de autoria do historiador Boris Fausto, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 6 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2005 - Página 35834
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRISE, POLITICA NACIONAL, CONDUTA, INTELECTUAL, RESPONSABILIDADE, CONSTRUÇÃO, MODELO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA.

O SR. PAPALÉO PAES (PMDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Os intelectuais e a crise”, de autoria do historiador Boris Fausto, publicado no jornal Folha de S.Paulo, do último dia 6 de setembro do corrente.

O artigo trata do papel dos intelectuais na atual crise que assola o Governo Lula e o Partido dos Trabalhadores. Sobre isso, o historiador mostra “a grande responsabilidade dos intelectuais de esquerda, por semear muitas ilusões e por colaborar na construção da figura carismática de Lula”. E ainda: “O irmão-gêmeo do carisma foi o desprezo pela bagagem cultural - o pão nosso de cada dia dos intelectuais! -, em nome de uma intuição rara, que fazia do líder carismático ‘o melhor dentre todos nós’”.

O autor termina seu artigo com a seguinte conclusão: “Tudo isso acabou como acabou. Hoje, há quem se agarre ao barco que navega num pântano, de quem dele saiu há bom tempo, e há quem se entregue a silêncios embaraçados e até a delírios conspiratórios”.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado, requeiro que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Os intelectuais e a crise”, Folha de S.Paulo

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2005 - Página 35834