Discurso durante a 185ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos entendimentos para incluir no texto da Medida Provisória 255, de 2005, dispositivos previstos na Medida Provisória 252, de 2005.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL.:
  • Registro dos entendimentos para incluir no texto da Medida Provisória 255, de 2005, dispositivos previstos na Medida Provisória 252, de 2005.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2005 - Página 35876
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL.
Indexação
  • APREENSÃO, PRAZO, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), RELATOR, ORADOR, EMPENHO, INCLUSÃO, INSTRUMENTO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, MELHORIA, EXPORTAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, REDUÇÃO, TRIBUTOS, SOLICITAÇÃO, URGENCIA, CONGRESSISTA, IMPEDIMENTO, DECURSO DE PRAZO.
  • ELOGIO, TRABALHO, AMIR LANDO, SENADOR, ABSORÇÃO, EMENDA, AUTORIA, ORADOR, MEDIDA PROVISORIA (MPV), BENEFICIO, MOTORISTA, TAXI, EXTENSÃO, PRAZO, AUSENCIA, PAGAMENTO, IMPOSTOS, AQUISIÇÃO, AUTOMOVEL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra apenas para fazer um registro da importância dos entendimentos que estão sendo construídos pela relatoria do Senador Amir Lando na Medida Provisória nº 255, a fim de que se retomem dispositivos aprovados neste Senado, na Medida Provisória nº 252, conhecida como Medida Provisória do Bem, aprovada, mas que perdeu a sua eficácia por conta do prazo de validade.

Fui o relator da Medida Provisória nº 252 e ali conseguimos inserir uma série de mecanismos importantes para o País, importantes para o desenvolvimento econômico, para a melhoria das exportações; mecanismos com melhoria das condições sociais da população, enfim, uma série de aspectos que agora voltam à tona, voltam à baila na discussão, por meio dessa nova medida provisória, inclusive medidas de desoneração fiscal, ou seja, medidas que diminuem impostos.

Registro a importância desse entendimento e ressalto que é fundamental para Casa, para todos os Senadores e Senadoras, que possamos votar essa matéria na próxima terça-feira, exatamente porque essa matéria, assim como a Medida Provisória nº 252, precisa ser votada rapidamente na Câmara dos Deputados com as modificações que nós iremos fazer aqui no Senado. A Medida Provisória nº 255 perde a sua validade no próximo dia 31 de outubro e, portanto, se não for votada, provavelmente quinta-feira na Câmara dos Deputados, não haverá tempo útil até segunda-feira para que ela seja votada e sancionada.

Então, faço este apelo a todas as lideranças partidárias e a todos os Senadores e Senadoras que estão participando desse debate.

Ontem, reunimo-nos com o Presidente do Congresso, Renan Calheiros, ampliando a discussão com Deputados e Lideranças da Câmara dos Deputados para que seja construído um pré-consenso e se antecipe o debate que ocorrerá naquela Casa. Com isso, ganharemos tempo.

As posições foram construtivas. É claro que existem segmentos com colocações específicas que precisam ser analisadas, mas, sem dúvida alguma, Srª Presidente, entendo que, com o passo que foi dado ontem, caminhou-se bastante.

Faço o registro do brilhante e competente trabalho que está sendo realizado pelo Senador Amir Lando, no sentido de procurar construir esse consenso e absorver os dispositivos que coloquei na Medida Provisória nº 252, por meio de emendas de Relator, que beneficiam os taxistas, que terão estendido até 2009 o prazo para não-pagamento de determinados impostos na compra de carros, assim como a diminuição do prazo de interstício da sua compra de três para dois anos, criando, portanto, um benefício para toda a classe e dando-lhe condição de prestar um melhor serviço à população.

Ficam aqui o meu apelo, a minha esperança e a minha confiança de que iremos votar essa matéria na próxima terça-feira. De minha parte, estarei empenhado no debate para que possamos agregar o máximo possível de dispositivos que beneficiem a população, porque esse deve ser o trabalho principal do Congresso.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2005 - Página 35876