Discurso durante a 186ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Inserção, nos Anais do Senado, das matérias "Impedidos de votar pela estiagem", publicada no jornal Correio Braziliense, e "Seca prejudica referendo", publicada no Jornal do Brasil.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Inserção, nos Anais do Senado, das matérias "Impedidos de votar pela estiagem", publicada no jornal Correio Braziliense, e "Seca prejudica referendo", publicada no Jornal do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2005 - Página 36039
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEMONSTRAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SECA, REGIÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), IMPEDIMENTO, POPULAÇÃO, ACESSO, LOCAL, VOTAÇÃO, REFERENDO.
  • SOLICITAÇÃO, EMPENHO, MESA DIRETORA, APOIO, PEDIDO, SENADOR, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), LIBERAÇÃO, PAGAMENTO, MULTA, POPULAÇÃO, REGIÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), VITIMA, SECA, IMPOSSIBILIDADE, VOTAÇÃO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a V. Exª que mande inserir nos Anais da Casa duas matérias, ambas de hoje: uma é do Jornal do Brasil e a outra, do Correio Braziliense. Essas matérias mostram o quadro desolador da seca no Estado das Águas, que é o Amazonas, e reforçam o pedido que estamos fazendo junto ao Tribunal Superior Eleitoral - os Senadores Gilberto Mestrinho, Jefferson Péres, eu próprio e o Deputado Fernando Gabeira - no sentido de que aquele Tribunal libere do pagamento de multa essas populações, que, de fato, não conseguiram chegar ao local de votação e não merecem ser apenadas num processo em que elas são brutalmente vítimas: do exterior e da incúria interna também.

Apelo, portanto, à Mesa para que se reporte ao Tribunal Superior Eleitoral no sentido de que, examinando caso a caso, como pretende o Ministro Velloso com a sua percuciência inegável, sensibilize-se com esse drama, ou seja, não votaram, apesar de quererem, porque não puderam votar, e não puderam votar por razões internas de descalabro e razões externas de responsabilidade de países desenvolvidos que levaram ao que me parece ser o início de um desastre ecológico que, daqui para frente, teremos que saber evitar com coragem e com clarividência.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************

Matérias referidas:

“Impedidos de votar pela estiagem” (Correio Braziliense, 24/10/05)

“Seca prejudica referendo” (Jornal do Brasil, 24/10/05)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2005 - Página 36039