Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Informa que o Ministro da Integração garantiu que os recursos previstos na medida provisória para os municípios atingidos pela seca não serão exclusivos para o Estado do Amazonas, mas extensivos a região Norte.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Informa que o Ministro da Integração garantiu que os recursos previstos na medida provisória para os municípios atingidos pela seca não serão exclusivos para o Estado do Amazonas, mas extensivos a região Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2005 - Página 35389
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • ANUNCIO, DECISÃO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, INCLUSÃO, MUNICIPIOS, REGIÃO NORTE, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), MEDIDA PROVISORIA (MPV), RECURSOS, ATENDIMENTO, CALAMIDADE PUBLICA, SECA, REGIÃO AMAZONICA.
  • ANALISE, ALTERAÇÃO, CLIMA, TEMPERATURA, OCEANO, EFEITO, SECA, REGIÃO AMAZONICA, AUSENCIA, RESPONSABILIDADE, DESMATAMENTO.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, faço um registro importantíssimo. Fiz hoje contato com o Ministério da Integração, e foi-me garantido que os recursos previstos na medida provisória para os municípios atingidos pela seca não serão exclusivos para o Estado do Amazonas, serão ampliados para a região Norte. Só no Estado do Pará, já são onze municípios que se localizam na região da Calha Norte, na calha do rio Amazonas, entre eles Faro, Santarém, que é o terceiro Município do Estado, Oriximiná, que se encontram em estado de calamidade.

O Secretário Executivo garantiu que o Estado do Pará será incluído nessa medida provisória que assegurará recursos para atender os municípios atingidos pela seca, apesar de estarmos na Amazônia. Por incrível que pareça, provavelmente o desmatamento não seja o principal motivo, mas sim o aquecimento do oceano e outras catástrofes. Na região amazônica, em especial no Estado do Pará e no próprio Amazonas, ao longo dos dois últimos anos, o desmatamento tem caído fortemente. Para V. Exª ter uma idéia, o Pará, que em 2002 foi o Estado campeão de desmatamento, no último ano foi o campeão de diminuição de desmatamento, diminuindo 86%. No ano anterior, essa diminuição havia sido de 25%. Então, existem outros motivos que estão causando essa seca.

Sr. Presidente, quero fazer esse anúncio, que me orgulha, de ter garantido do Ministério da Integração, do Ministro Ciro Gomes, que a medida provisória será estendida a todos os municípios da região Norte, inclusive os municípios do Estado do Pará que estão sendo atingidos pela essa seca.

Muito obrigado, Presidente, por permitir esse registro. E quero também parabenizar os médicos brasileiros, em especial os grandes médicos. Eu tenho orgulho de também ter médicos na minha família. Como V. Exª sabe, eu tenho um irmão que é médico, com muito orgulho, salvando vidas.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2005 - Página 35389