Discurso durante a 189ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a desfiliação do Senador Geraldo Mesquita Júnior do P-SOL.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Considerações sobre a desfiliação do Senador Geraldo Mesquita Júnior do P-SOL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2005 - Página 37154
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, DECISÃO, GERALDO MESQUITA JUNIOR, SENADOR, RENUNCIA, FILIAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL), EXPECTATIVA, COMPROVAÇÃO, INOCENCIA, CONGRESSISTA, CONSELHO, ETICA, SENADO.
  • CUMPRIMENTO, FAMILIA, GERALDO MESQUITA JUNIOR, SENADOR, CONTRIBUIÇÃO, CONSTRUÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL).
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, PRESERVAÇÃO, AUSENCIA, DUVIDA, ETICA, DIRIGENTE, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL).

A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tivemos a oportunidade de ouvir o depoimento do Senador Geraldo Mesquita, que comunicou à Casa a sua desfiliação do P-SOL.

Queremos agradecer ao Senador Geraldo Mesquita Júnior por sua coragem de estar conosco em muitos momentos difíceis aqui na Casa e agradecer a seus pais, a sua esposa e a seus filhos pela contribuição que deram à construção do P-SOL. Todos os Parlamentares do P-SOL - aqui está a nossa querida Deputada Luciana Genro e esteve o Deputado João Alfredo - esperamos que o Senador possa comprovar a sua inocência no Conselho de Ética do Senado Federal.

Sei que temos muitos adversários. Temos adversários leais, que olham nos nossos olhos e nos enfrentam, mesmo que com ferocidade; e temos adversários cínicos e dissimulados, capazes de sorrir pela frente, nos abraçar, e nos esfaquear covardemente pelas costas. Sei também que muitos dos nossos adversários políticos são capazes de matar, roubar, caluniar, difamar, comprar Senador, comprar Deputado, comprar Ministro do Superior Tribunal de Justiça ou de qualquer instância do Poder Judiciário deste País para nos liquidar, para nos aniquilar e para impedir a construção do P-SOL. Eu sei de tudo isso.

Entretanto, sei também - e todos os militantes do P-SOL sabem também - que não pode haver nenhuma dúvida sobre o P-SOL. Não temos o direito de permitir que paire nenhuma dúvida sobre o P-SOL. Não que sejamos, Senador Jefferson Péres, o santuário dos ungidos pelos deuses da ética ou da revolução socialista. Não que o P-SOL seja o santuário dos ungidos da ética e os proprietários das bandeiras históricas da classe trabalhadora e das concepções programáticas da Esquerda socialista e democrática. Mas, diante de tanta traição daqueles que, em alguns momentos da História do Brasil, simbolizavam a esperança e a ética, não temos o direito de que paire nenhuma dúvida sobre nenhum dirigente, nenhum parlamentar, nenhum militante do Partido Socialismo e Liberdade. É por isso que o Senador Geraldo Mesquita Júnior se afasta do P-SOL. S. Exª compreende a importância de seu afastamento e irá ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. Esperamos que consiga explicar e provar sua inocência.

Portanto, fica o nosso agradecimento por toda a dedicação que S. Exª e a família tiveram, mas também a convicção, que sabemos ser de todos os militantes e de todos os que depositam muitas esperanças no P-SOL, de que não temos o direito de que paire nenhuma dúvida sobre nenhum dirigente, nenhum parlamentar, nenhum militante do P-SOL.

Não ficamos fragilizados diante da crítica, se vier, da camarilha de qualquer gangue partidária. Não é isso que nos preocupa. O que passa a nos preocupar profundamente é que paire qualquer dúvida no coração e na mente das pessoas que tanto nos ajudaram para que pudéssemos chegar até aqui na construção e na legalização do P-SOL.

É só, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2005 - Página 37154