Discurso durante a 189ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia de "armação" do governo Lula e da cúpula do Partido dos Trabalhadores para tentar esvaziar a crise ético-política que assola o governo e o PT .

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Denúncia de "armação" do governo Lula e da cúpula do Partido dos Trabalhadores para tentar esvaziar a crise ético-política que assola o governo e o PT .
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2005 - Página 37231
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, ARTICULAÇÃO, GOVERNO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLITICA E ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, RENUNCIA, DEPUTADO FEDERAL, POSSIBILIDADE, CASSAÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR, TENTATIVA, REDUÇÃO, CRISE, NATUREZA POLITICA.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar a “armação” do governo Lula e da cúpula do Partido dos Trabalhadores para tentar esvaziar a crise ético-política que assola o governo e o PT a praticamente seis meses.

A imprensa brasileira denunciou essa armação no começo do mês de outubro. O PT garantiria a legenda para os deputados ameaçados de cassação que renunciassem aos seus mandatos. Assim, eles poderiam concorrer novamente à Câmara dos Deputados em 2006. As matérias publicadas mostram que o presidente Lula teria coordenado pessoalmente as articulações pelas renúncias, com apoio do ministro da Coordenação Política, Jaques Wagner.

Sr. Presidente, é nesse contexto que solicito que as matérias intituladas “Uma mão lava a outra”, publicada na revista Época de 10 de outubro do corrente, e “Para encerrar a crise, PT garante legenda a quem renunciar já”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 7 de outubro do corrente, sejam consideradas como parte integrante deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

 

************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************

Matérias referidas:

“Uma mão lava outra.”

“Para encerrar crise, PT garante legenda a quem renunciar já.”

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2005 - Página 37231