Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Ministro Ciro Gomes.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Críticas ao Ministro Ciro Gomes.
Aparteantes
Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2005 - Página 37310
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, CIRO GOMES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, UTILIZAÇÃO, LINGUAGEM, PREJUIZO, REPUTAÇÃO, INEXATIDÃO, DECLARAÇÃO, POSIÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), APOIO, BISPO, MUNICIPIO, BARRA, ESTADO DA BAHIA (BA), OPOSIÇÃO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, REGISTRO, NOTICIARIO, IMPRENSA.
  • ACUSAÇÃO, INCOMPETENCIA, GOVERNO FEDERAL, PROJETO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE.
  • REGISTRO, AMEAÇA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, INTERPELAÇÃO, ORADOR, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs Senadores, o candidato Ciro Gomes perdeu-se bastante na sua campanha para a Presidência por não saber usar a linguagem apropriada a um candidato. Em todos os lugares, ele, às vezes, se saía bem, mas deixava uma frase que destruía todo o seu trabalho. Agora vem me atacar, bem como ao Bispo Cappio, e ainda mente, quando diz que teve o apoio da CNBB. Dom Geraldo Majella, Arcebispo Primaz da minha terra, figura respeitável no clero brasileiro e internacional, se diz decepcionado com o Ministro e com o Governo Lula principalmente.

Logo se vê outra manchete: “Planalto acha que Ciro atrapalha sua relação com a Igreja”. E eu disse aqui ontem que o Lula não estava satisfeito, por mais que ele fizesse o tratamento bajulatório.

Ora, chegou o momento, Sr. Presidente, de o Dr. Ciro Gomes, que não é um homem idoso - quem sou eu para falar dos idosos? -, mas tem idade suficiente para fazer o bem em vez de fazer o mal, não falar impropérios, podendo usar uma linguagem adequada. O Dr. Ciro Gomes deve à opinião pública brasileira explicações melhores.

Um outro jornal, de ontem, traz a matéria intitulada: “Ciro desagrada o Planalto ao falar sobre o rio São Francisco”. O Bispo do Município de Barra, Dom Cappio, já declarou que quem deve conversar com ele é o Presidente da República e não Jaques Wagner ou Ciro Gomes. É preciso dar a dimensão devida.

Este Governo não quer tomar jeito. Ainda ontem, infelizmente, o Sr. Gilberto Carvalho se saiu muito mal na acareação. Isso está prejudicando inclusive os seus integrantes. Hoje todos sabem que, quando o Palácio do Planalto participa de alguma ação, é algo errado, é algo que a moralidade condena, é algo do tipo Ciro Gomes.

Ele disse que me interpelou no Supremo. Confesso que ainda não recebi a interpelação, se ela realmente foi feita, mas é muito fácil responder a qualquer interpelação do Ministro Ciro Gomes sobre o problema do rio São Francisco. A transposição é criminosa contra o País, como criminosa têm sido algumas atitudes do Governo.

Desse modo, advirto o Ministro Ciro Gomes: modifique a sua linguagem. Seu temperamento não é fácil de ser modificado, mas não queira que tragam para cá problemas, como não quero trazer, em consideração à sua ex-esposa, que merece todo o nosso respeito.

Trato deste assunto só porque ele disse que a CNBB ficou ao lado dele, contra o Bispo. É mentira! E tenho aqui o jornal em que o Presidente da CNBB, o Arcebispo da Bahia, D. Geraldo Majella, talvez um dos prelados de maior credibilidade, em todos os tempos, no Brasil, fala sobre isso.

Sr. Presidente, a interpelação, se vier, será muito bem aceita por mim, porque nenhum Ministro do Supremo deveria sequer aceitá-la preliminarmente. Mas, se aceitá-la, quem vai sair decepcionado é o Sr. Ciro Gomes. Nos termos da licitação do projeto, ele realmente não demonstra pelo menos propriedade, para não dizer, falta de seriedade na sua consecução.

Sr. Presidente, reajo a essas palavras do Sr. Ciro Gomes e espero, na segunda ou terça-feira, voltar a esta tribuna para mostrar o ponto de vista de um dos brilhantes Procuradores, Lucas Furtado, sobre a atual situação brasileira.

Concedo o aparte ao Senador Arthur Virgílio.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Antonio Carlos, o Ministro Ciro Gomes é um homem inteligente, mas, muitas vezes, beira a leviandade ao falar. Solidarizo-me com V. Exª, porque seus desarranjos verbais estão ficando exagerados. Se depois ele não os confirma, isso termina maculando até a imagem de homem bravo do Ministro da Integração Nacional, que tem que cuidar dos assuntos afetos à sua Pasta e, a meu ver, procurar menos atrito com o Congresso Nacional. E, quando procurar atrito, deve procurar de vez, daqueles em que se vai até o final.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA) - Agradeço a V. Exª o aparte, que é um bom fecho para o meu discurso, demonstrando mais uma vez a incompetência, a intolerância deste Governo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2005 - Página 37310