Discurso durante a 192ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Denúncias à panfletagem com o objetivo de denegrir a imagem dos senadores do Estado do Maranhão e do ex-Presidente José Sarney.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Denúncias à panfletagem com o objetivo de denegrir a imagem dos senadores do Estado do Maranhão e do ex-Presidente José Sarney.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2005 - Página 37762
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • GRAVIDADE, DIFAMAÇÃO, CLASSE POLITICA, UTILIZAÇÃO, CARTAZ, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), ESPECIFICAÇÃO, JORGE BORNHAUSEN, EDISON LOBÃO, ROSEANA SARNEY, JOSE SARNEY, SENADOR, ORADOR, PROVIDENCIA, CORREGEDORIA, SENADO, INVESTIGAÇÃO.
  • DENUNCIA, CORRUPÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA), CAMPANHA, DIFAMAÇÃO, BANCADA, SENADOR, PAGAMENTO, ENTREVISTA, JORNAL, PERIODICO, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, GOVERNO ESTADUAL, IRREGULARIDADE, ESCUTA TELEFONICA, SENADO, EXPECTATIVA, PROVIDENCIA, CORREGEDORIA.

O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srªs e Srs. Senadores, Srª Presidente, o Senador Arthur Virgílio fez uma denúncia grave sobre ameaças que lhe pesam. Infelizmente, não é um caso isolado. Venho denunciar fato grave que pode ferir a imagem da imprensa e, ao mesmo tempo, atingir a honra dos membros desta Casa.

Na semana passada, o Senador Jorge Bornhausen denunciou a campanha feita contra ele com a colocação de cartazes ofensivos à sua imagem. Na ocasião, recebeu a solidariedade de quase todos os Senadores. Quero recordar que foi aberto inquérito e os culpados estão aparecendo, responsáveis diretos e mandantes.

Quero dizer também que apareceram outdoors por toda a cidade de Brasília ofensivos à honra dos Senadores Edison Lobão, Roseana Sarney, José Sarney e à minha. Quem são os autores? De onde saiu o dinheiro? A Corregedoria do Senado Federal foi acionada e está procurando encontrar os responsáveis.

Quero denunciar perante o País, pedindo sobretudo a atenção dos jornais e jornalistas, o que está acontecendo no Maranhão e que está por trás dessa campanha.

O Governo do Estado do Maranhão contratou a empresa de publicidade Pública com a finalidade de denegrir a imagem nacional dos que estão contra o Sr. José Reinaldo e, a mesmo tempo, tentar melhorar a imagem que dele tem, hoje, o povo maranhense. Em recente pesquisa feita pelo Ibope, a imagem do Governador do Maranhão era a seguinte:

Desonesto -- 52%;

Preguiçoso -- 64%;

Mentiroso -- 68%;

Aproveitador -- 73%.

É assim que julga o Governador o povo maranhense.

Mas a firma contratada pelo Governador, que tem como marqueteiro o publicitário Élcio Moro, estabeleceu um sistema de pedir audiências a diretores de jornais, conseguir entrevista do Governador, obter de colunistas que dêem notas contra os Senadores do Maranhão e de articulistas que escrevam nesta linha. Peço aos Srs. Senadores e jornalistas que vejam os jornais das últimas semanas e notem a quantidade de notas e artigos que têm saído a favor de José Reinaldo e contra o Senador José Sarney. Chegamos mesmo a ter dois artigos, um no Jornal do Brasil, assinado pelo Sr. Fausto Wolff, com o título: “Os Bourbons do Sertão” e outro na Folha de S.Paulo, por Marco Antonio Villa: “O Coronelismo”.

Nada de mais se o tema tratado não fosse o mesmo, com as mesmas palavras, os mesmos pseudofatos e, por coincidência, iguais ao press release do material distribuído pela empresa Pública, material, aliás, publicado no Maranhão com a assinatura do Presidente do PT, Deputado José Domingos Dutra, que é aliado do Governador José Reinaldo, este Governador tão corrupto do Maranhão, tendo participação no Governo com o secretário da Justiça, Sálvio Dino Júnior, que é do PT.

Como se sabe, o PT do Maranhão recebeu uma mala de US$300 mil, fato objeto de lavratura na Ata do Diretório Regional do Partido, que, segundo consta, teria sido dinheiro desviado pela empresa de publicidade Mallmann Comunicação, de São Luís e Campinas, que subcontratou a empresa Pública. Esse fato está sendo objeto de inquérito pela Polícia Federal. A CPI que investiga esse esquema de desvio de recursos para caixa dois deve investigar este caso e suas relações com o governo corrupto do Estado do Maranhão.

A firma Pública e seus responsáveis trabalharam para o Sr. Paulo Maluf, encarregados da campanha suja de panfletagem contra seus adversários. Da mesma maneira, o outro responsável pela tal “nova imagem” do Governador é o Sr. Antônio Melo, pelo que sei, muito conhecido no mercado - e atenção, Senador Mão Santa -, que atuou no Piauí contra o Governador Mão Santa, sendo o responsável pela campanha que fizeram contra S. Exª em nível nacional.

Agora, eles estão obtendo entrevistas com diretores de jornais e jornalistas de renome, pagando por essas entrevistas do erário do Estado do Maranhão.

Agora mesmo o Governador José Reinaldo, Élcio Moro e Antônio Melo estão em São Paulo e divulgaram no Maranhão que iriam conseguir uma entrevista na Veja e em O Estado de S. Paulo.

            Como parte desse trabalho tivemos, aqui no Senado, a presença de pessoas aliciadas no Maranhão para acompanhar a tramitação de um empréstimo do Bird para o Estado, viajando de ônibus e fazendo panfletagem contra Senadores, tudo pago pelo erário maranhense.

Aqui está um dos panfletos, Srs. Senadores, que foi largamente distribuído aqui em Brasília, nesta Casa, contra os Senadores do Maranhão. Para que se avalie o quanto é rica a campanha, vejam o tipo de panfleto que distribuíram no Senado, colorido, em papel cuchê. Como no Caso Bornhausen, apure-se a gráfica que imprimiu e quem pagou! E mais, a Corregedoria do Senado - aqui eu conversei hoje com o Senador Romeu Tuma - apura a escuta dos telefones dos Senadores do Maranhão, especialmente os da Senadora Roseana Sarney.

Por tudo isso eu volto a pedir ao Corregedor do Senado urgência na apuração das responsabilidades, ouvir os responsáveis e evitar que continue essa ação criminosa.

Srs. Senadores, sinto muito em trazer este assunto ao Senado, mas é aqui que tenho que gritar para a Nação. O Maranhão tem hoje o Governador mais corrupto do Estado, em toda a sua história política. Temos que coibir isso, Srs. Senadores. Não podemos aceitar o que se passa no Maranhão e que já está extravasando para outros Estados. Sei que é vergonhoso falar do Governo do meu Estado. Contudo, lamentavelmente, tenho que vir à tribuna do povo, a esta tribuna para pedir ao Senado, para pedir ao Corregedor que apuremos o fato. O que queremos é que se apure. Queremos é a verdade. O povo da Maranhão não agüenta mais esta situação.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2005 - Página 37762