Pronunciamento de Reginaldo Duarte em 31/10/2005
Discurso durante a 192ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro de matéria intitulada "A triste realidade", de autoria do jornalista e ex-presidente do Citibank, Alcides Amaral, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 17 de outubro do corrente.
- Autor
- Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: José Reginaldo Duarte
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
- Registro de matéria intitulada "A triste realidade", de autoria do jornalista e ex-presidente do Citibank, Alcides Amaral, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 17 de outubro do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/11/2005 - Página 37777
- Assunto
- Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INEXATIDÃO, AVALIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, DADOS, INFERIORIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO, EXCESSO, TRIBUTAÇÃO, INADIMPLENCIA, PEQUENA EMPRESA, MEDIA EMPRESA.
O SR. REGINALDO DUARTE (PFL - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a matéria intitulada “A triste realidade”, de autoria do jornalista e ex-presidente do Citibank, Alcides Amaral, publicada em 17 de outubro de 2005 no jornal “O Estado de S. Paulo”.
O artigo acima enfatiza que as afirmações do presidente Lula de que “estamos no caminho do desenvolvimento sustentável” não condizem com a realidade das empresas e de todos que habitam este País.
Segundo o artigo, o Brasil está crescendo em setores privilegiados, e mesmo assim porque o cenário internacional é favorável a isso. Prova disso é que nossa economia deverá crescer em 2005 algo entre 3,3% e 3,5%, enquanto que a economia global estará evoluindo mais de 4%.
O mesmo artigo afirma ainda que o que realmente demonstra que estamos longe do “desenvolvimento sustentável” é o estado de nossas pequenas e médias empresas, já que entre 80% e 90% das que precisam de algum crédito bancário normalmente não conseguem sequer pagar seus impostos em dia devido à altíssima carga tributária.
Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento e, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“A triste realidade.”