Questão de Ordem durante a 187ª Sessão Especial, no Senado Federal

Questão de ordem referente a decretação da perda do mandato do Senador João Capiberibe.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Questão de ordem referente a decretação da perda do mandato do Senador João Capiberibe.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2005 - Página 36169
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • APOIO, DECISÃO, PRESIDENTE, SENADO, RESPONSABILIDADE, ENCAMINHAMENTO, DECISÃO JUDICIAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), DIFICULDADE, POSIÇÃO, CONTESTAÇÃO, JULGAMENTO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de mais nada quero registrar que gostaria que não estivéssemos vivendo uma situação como esta.

Em diálogo com o Senador Jefferson Péres, paramos para pensar na seguinte pergunta. Vamos imaginar que V. Exª acate os pedidos, que V. Exª mande para a Mesa, e que a Mesa diga que a medida judicial está errada. V. Exª vai oficiar ao Supremo dizendo que eles julgaram erradamente? V. Exª dirá ao Tribunal Superior Eleitoral que eles julgaram erradamente? Essa é uma pergunta sobre a qual cada Senador deve pensar.

O último ponto que coloco é o seguinte. Não é o Senado que vai responder. Todos podem discutir isso ou aquilo, mas a responsabilidade é pessoal, é de V. Exª, que, como Presidente da Casa, deve acatar ou não a decisão. Por isso, deixo este pensamento: todos podem pensar o que quiserem, mas é V. Exª quem vai se responsabilizar pela medida que for tomada.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2005 - Página 36169