Discurso durante a 187ª Sessão Especial, no Senado Federal

Registro de artigo de autoria do advogado tributarista Ives Grandra da Silva Martins, institulado "Apostando no cansaço", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 de outubro do corrente.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Registro de artigo de autoria do advogado tributarista Ives Grandra da Silva Martins, institulado "Apostando no cansaço", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 de outubro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2005 - Página 36913
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NEGLIGENCIA, ESCLARECIMENTOS, CRISE, POLITICA NACIONAL, COMENTARIO, JURISTA, CONTINUAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, POSSIBILIDADE, IMPEACHMENT.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar o artigo intitulado “Apostando no cansaço”, publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S. Paulo de 11 de outubro do corrente.

O artigo mostra que o Presidente Lula parece acreditar que achou o caminho para sair da crise: vencê-la pelo cansaço. Fingir que nada aconteceu e que o PT e o governo continuam intocáveis, essa é a tática do presidente Lula. Contudo, a crise não acabou e nem está perto de acabar, como diz Reale Júnior: “a crise deve recrudescer em novembro, a partir de uma investigação que ‘está começando agora a se aprofundar’. A investigação - ‘um trabalho de escrivaninha, de gabinete’ - passa pela identificação dos freqüentadores do Palácio da Alvorada”. Para o jurista, “o desfecho das apurações poderá desencadear ‘o que por ora não se sustenta: um pedido de impeachment’. O otimismo de Lula, portanto, talvez tenha vida breve”.

Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2005 - Página 36913