Discurso durante a 187ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento, ocorrido ontem, da ativista afro-americana dos direitos civis, Sra. Rosa Parks, ícone dos direitos humanos nos Estados Unidos da América.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA FISCAL.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento, ocorrido ontem, da ativista afro-americana dos direitos civis, Sra. Rosa Parks, ícone dos direitos humanos nos Estados Unidos da América.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2005 - Página 36218
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA FISCAL.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MULHER, NEGRO, CIDADÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), LIDER, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
  • CONCLAMAÇÃO, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, ORDEM DO DIA, PAUTA, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), INTERESSE, CLASSE PRODUTORA, INVESTIMENTO, BRASIL.

O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresentei requerimento na mesma direção. Acho que o Congresso Nacional não poderia deixar de se manifestar com a força dessa personalidade que mudou o rumo da história na luta pela igualdade racial e contra a discriminação e o racismo. Mostra até que ponto a consciência e a convicção de uma única cidadã pode alterar toda uma sociedade e combater uma das formas mais perversas de discriminação e de opressão do ser humano.

Dito isso e tendo apresentado também um voto na mesma direção dos Senadores Arthur Virgílio e Paulo Paim, tenho certeza de que é o sentimento de todos os Senadores e Senadoras, é também a oportunidade de darmos início a nossa Ordem do Dia, já numa sessão tão marcada por emoções e dificuldades - é ordem da noite -, para que possamos votar a MP 255, que tem um grande interesse econômico e social. Só em investimentos programados que estão sendo prejudicados são mais de US$10 bilhões, como mostra hoje a matéria de O Globo, além de benefícios ao PC conectado, para baratear o custo e estimular a inclusão digital, e tantos outros benefícios, como a indústria da construção civil, a compra da casa própria, e várias outras matérias conexas de grande interesse desta Nação.

Por isso, peço a todos os Senadores e Senadoras que estão em seus Gabinetes que compareçam ao plenário para que iniciemos a Ordem do Dia e votemos esta matéria que é de grande interesse nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2005 - Página 36218