Discurso durante a 194ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Prestação de contas de sua atuação junto ao governo na busca de solução para problemas do Estado do Mato Grosso. Definição de 2006 como o "Ano Nacional Santos Dumont".

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES. POLITICA DO MEIO AMBIENTE. HOMENAGEM.:
  • Prestação de contas de sua atuação junto ao governo na busca de solução para problemas do Estado do Mato Grosso. Definição de 2006 como o "Ano Nacional Santos Dumont".
Aparteantes
Eduardo Siqueira Campos, Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2005 - Página 38094
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES. POLITICA DO MEIO AMBIENTE. HOMENAGEM.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, BANCADA, CONGRESSISTA, REUNIÃO, GOVERNADOR, PREFEITO, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GESTÃO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), MINISTERIO DAS CIDADES, RECEBIMENTO, INVESTIMENTO PUBLICO.
  • COMENTARIO, DIVERGENCIA, ORADOR, GOVERNADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), NECESSIDADE, UNIÃO, BENEFICIO, POPULAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, DETALHAMENTO, FERROVIA, RODOVIA, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO AGROPECUARIA.
  • REGISTRO, CANCELAMENTO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), PROGRAMA, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), PANTANAL MATO-GROSSENSE, MOTIVO, PREJUIZO, JUROS, CONVENIO, ANUNCIO, INVESTIMENTO PUBLICO, ECOSSISTEMA.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, CRIAÇÃO, ANO NACIONAL, SANTOS DUMONT (MG), VULTO HISTORICO, CENTENARIO, VOO, AERONAVE, IMPORTANCIA, HOMENAGEM, CIDADANIA, MEMORIA NACIONAL.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vamos iniciar este pronunciamento fazendo uma prestação de contas da nossa atuação junto a vários Ministérios e a órgãos em Brasília, na semana que passou, na busca para a solução de alguns problemas do meu Estado de Mato Grosso.

Na semana que passou, estive, juntamente com o Governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Maggi, com vários Parlamentares da Bancada Federal do nosso Estado, com Secretários de Estado e com o Prefeito de Rondonópolis, Sr. Adilton Domingos Sachetti, todos, enfim, em conjunto, num esforço contínuo para garantir que o nosso Estado e o nosso povo recebam as obras e os investimentos a que têm direito.

O Senador Eduardo Siqueira Campos chegou.

Estou usando da palavra em seu lugar, por permuta, porque V. Exª não estava presente, mas já deixei a minha inscrição para V. Exª. Agradeço antecipadamente, apesar de ter sido um atraso para V. Exª.

O Sr. Eduardo Siqueira Campos (PSDB - TO) - Senadora Serys Slhessarenko, apenas para que não fique registrado como um atraso, explico: eu estava nas dependências da Casa, atendendo a Prefeitos que estão me visitando, quando o Dr. Carreiro me consultou, e eu disse que aceitaria, com o maior prazer, que se fizesse a permuta. Teremos uma tarde inteira para nos pronunciarmos. Ouvi-la antes de falar, é sempre um privilégio para nós desta Casa e para mim pessoalmente.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Senador Eduardo Siqueira Campos, agradeço muito a V. Exª. Não quis dizer que V. Exª chegou atrasado, mas que não estava no plenário. Para mim, foi interessante porque eu tive esta possibilidade. Agradeço muito a V. Exª pela permuta.

Como eu dizia, na semana que passou, atuamos em vários Ministérios e em alguns órgãos junto com nossa Bancada, de todos os Senadores e Deputados - alguns estavam presentes e outros não puderam comparecer -, e com o Governo do Estado de Mato Grosso.

Gostaria de deixar bastante claro que temos divergências permanentes com o Governador Blairo Maggi, do PPS, mas, quando buscamos melhores condições e possibilidades de desenvolvimento para o nosso Estado de Mato Grosso, temos de estar juntos, sim. É responsabilidade de todos os políticos de Mato Grosso o desenvolvimento e a busca da melhoria da qualidade de vida da população do nosso Estado.

Nós, Parlamentares, haveremos de passar. Os que governam hoje podem não governar mais amanhã. Temos de ter a consciência do caráter transitório de nosso trabalho, pois exercemos o poder eventualmente. Mas a população de nosso Estado está em permanente expectativa de que nós, em Brasília, estamos buscando as melhores condições de desenvolvimento para o Estado que representamos. E eu não titubeio em fazer isso, eu não vacilo, independente da coloração partidária.

Há uma questão extremamente importante: as estradas de Mato Grosso. Digo que é extremamente importante, porque, repito sempre, é um Estado produtor de matéria-prima, que precisa de estradas e ferrovias. Em Mato Grosso, temos a Ferronorte, que já alcançou o Alto Araguaia, mas precisamos que chegue a Rondonópolis e a Cuiabá. Existe uma discussão maior, a Norte-Sul, que interessa muito ao Tocantins, Senador Eduardo Siqueira Campos. Quero juntar as minhas forças às suas e às de toda a população do Tocantins e de Mato Grosso, para que a Norte-Sul se realize. Abro um parêntese para dizer a V. Exª que conte conosco nessa empreitada.

Mas, voltando às nossas rodovias, a BR-364 tem três trechos extremamente importantes prontos, e continuaremos lutando aqui para que seja assim em todo o seu percurso.

O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciou que dia 10 de novembro, portanto daqui a poucos dias, estará assinando convênio para asfaltamento e construção de pontes que interligam a BR- 58. É da mais alta relevância que esse convênio seja assinado. Ele conta com recursos do Governo Federal, devido a emendas de todos os Parlamentares da Bancada de Mato Grosso - Deputados, Deputadas, Senadores e Senadora. A maior Bancada feminina do Congresso Nacional é a de Mato Grosso, com três Deputadas - já chegou a ter quatro, com uma Suplente - e uma Senadora.

Além desse parêntese, quero deixar claro que recursos de emendas de todos os Parlamentares da Bancada foram somados para a realização do asfaltamento da BR-158, que será um por um: recursos do Governo Federal e recursos do Governo Estadual. Então, a BR-158, que as pessoas dizem que há mais de 30 anos não é resolvida, dará um salto qualitativo em termos de construção de asfalto e de pontes, que vão, mais ou menos, de Ribeirão Cascalheira - há 17 quilômetros ainda nessa parte - até Poço da Mata, e seguirá a posteriori também.

A BR-163 é uma outra dificuldade que temos, principalmente, para o escoamento da produção para o Pará via Porto de Santarém. Em Mato Grosso, a BR-163 já está asfaltada, mas deixa muito a desejar, pois o asfalto tem vinte nos e está totalmente deteriorado, quase que acabado, mas está sendo restaurado. A restauração, bastante avançada, está sendo feita por meio de um programa que ainda não é o melhor, o tal do “creminha”. É ainda uma restauração fraca, não sei como a denomino. Mas, enquanto se elabora o projeto da restauração “definitiva” - embora estrada asfaltada nunca tenha restauração definitiva, apenas por um prazo bem maior - temos esses “creminhas”, que segurarão até que se elabore o projeto e sejam aprovados os recursos para uma restauração mais permanente.

Também estão avançando as possibilidades de se construir a BR- 63, dentro do Estado o Pará. É tão importante esse asfalto no Pará para o Mato Grosso, quanto o asfalto da BR-163 em Mato Grosso, porque o caminho é encurtado pela metade com a saída da produção do nosso Estado por Santarém e não pela Região Sul do País.

No mesmo dia em que estivemos resolvendo o problema das estradas com o Ministro dos Transportes, estivemos também com o Ministro das Cidades, ocasião em que vários projetos foram discutidos, e com a Ministra Marina Silva, com quem discutimos o cancelamento do programa BID-Pantanal. Esse programa, em termos de ações, era importantíssimo, mas estava trazendo uma desvantagem muito grande para o Governo brasileiro e, automaticamente, para os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O convênio gerava mais gastos e despesas com os juros pagos ao banco do que com o que era investido. Por isso foi cancelado. Todos nós, inclusive os governadores, consideramos que essa foi a melhor solução.

No que diz respeito a ações importantes tanto para Mato Grosso quanto para Mato Grosso do Sul, a partir da discussão do Governador Blairo Maggi, do Governador Zeca do PT e da Senadora Marina Silva, haverá condições de desenvolvimento de muitas ações previstas no BID-Pantanal.

            Eu teria uma série de outras questões para falar a respeito desse importante momento de busca de melhores condições para nosso Estado, que aconteceu na semana que passou.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Ainda tenho mais cinco minutos, Sr. Presidente? Três?

Além dessa breve prestação de contas - eu até já fiz alusão ao tema, mas gostaria que ele ficasse registrado na íntegra.

Sou autora do projeto que transforma o ano 2006 em ano nacional de Santos Dumont, que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Sem dúvida nenhuma, o grande brasileiro Alberto Santos Dumont é uma personalidade que precisa ser muito mais lembrada e muito mais reverenciada pelo nosso Brasil afora.

            Foi no ano de 1906 que Santos Dumont tentou e realizou...

(Interrupção do som.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Dois minutos. Depois, o senhor me dá mais um.

... esse feito inédito, assombrando a população do País, que foi a conquista de levantar vôo com um aparelho mais pesado que o ar, sem o auxílio de um balão.

O 14-Bis, seu primeiro avião, foi levado para o campo de Bagatelle, e a multidão parisiense acompanhou curiosa mais aquela experiência. Pilotado por Santos Dumont, o 14-Bis se ergueu a mais de dois metros do solo, mantendo essa altitude ao longo de 60 metros. Foi a consagração definitiva do inventor brasileiro.

A imprensa mundial noticiou a proeza e, hoje, quando vemos milhares e milhares de aviões encurtando as distâncias entre os povos, temos de nos recordar desse dedicado cidadão brasileiro. Por esta invenção, Santos Dumont é justamente considerado, por muitos, o Pai da Aviação.

            Todos sabemos da pretensão dos Estados Unidos de fazerem dos irmãos Wright os pioneiros nesse tipo de vôo...

(Interrupção do som.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - ... mas a história registra que eles só realizaram a sua primeira demonstração pública em 1908. Não deixam, é claro, de ter a sua importância nesse processo, mas a primazia é, sem dúvida nenhuma, de Santos Dumont, esse grande brasileiro, que, sempre que realizava uma nova conquista, tinha o costume de comemorá-la desfraldando a Bandeira brasileira.

No ano de 2006, quando se comemora 100 anos daquele primeiro vôo, lá, no campo de Bagatelle, nada mais justo do que o Congresso Nacional, o Governo do Brasil, os Governos Estaduais, as Assembléias Legislativas, as Prefeituras e as Câmaras Municipais, a sociedade civil organizada, toda a nossa cidadania, todos os brasileiros e brasileiras se irmanarem para destacar a trajetória desse inventor, desse brasileiro, deste ser humano tão especial que foi Alberto Santos Dumont.

Santos Dumont era um idealista, isso é o que fica evidente em todas as obras que já se escreveram a seu respeito. A vida de Santos Dumont não era guiada pelo profissionalismo, Santos Dumont jamais imaginou que poderia lucrar com a invenção que perseguiu com tanta tenacidade.

De acordo com dados de estudiosos, um dos grandes problemas do Brasil é a falta de proteção ao patrimônio nacional.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Senadora, V. Exª me permite um aparte?

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Pois não.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Nobre Senadora, fizemos aqui uma cerimônia especial para o Dia do Aviador, da qual V. Exª participou. Mas há algo que tem me afligido há algum tempo: uma propaganda de televisão. Vimos o Presidente Lula e o Presidente Putin com um militar, da nossa Aeronáutica, que vai fazer o vôo com uma equipe russa para uma esfera próxima à Lua. E há uma propaganda de um veículo - não vou citar o nome, porque isto não é uma crítica - em que alguém diz assim: “Um dos pilotos fará um vôo à estratosfera”. Quatro recuam, só um fica parado.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Desculpe-me, não ouvi.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Sinto um pouco de amargura. Parece que...

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Não ouvi a sua colocação no final, porque...

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - São cinco.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sim.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Fardados como se fossem da Aeronáutica. Aí, alguém diz: “Um dos nossos pilotos participará da viagem à estratosfera. Quem é o candidato?” Quatro recuam, e um fica parado. Nem vai para frente, nem para trás. Então, senti um pouco de desprestígio aos oficiais da Aeronáutica - pode ser que eu esteja enganado.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Isso em quê?

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Na televisão.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Não vi.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Em uma propaganda de um veículo. Todos ficam para aproveitar o preço de um veículo.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - É complicado, realmente!

            De acordo com dados de estudiosos, um dos grandes problemas do Brasil é a falta de proteção ao patrimônio nacional. Um dos fatos mais lastimáveis, constatado pelo professor Henrique Lins de Barros, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, que fez uma acurada pesquisa sobre a vida de Santos Dumont ...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - ... muita informação sobre o grande inventor foi perdida com os anos. Por isso, o fato é que ainda há muito o que descobrir sobre a sua trajetória, seus estudos, as diversas nuanças de sua personalidade.

O fato de definirmos o ano que vem, o ano de 2006, como “O Ano Nacional Santos Dumont” certamente que há de impulsionar, ainda mais, os estudos e as pesquisas em torno de Santos Dumont. Esta é uma das principais razões que nos fizeram apresentar este projeto.

Tizuka Yamasaki, inclusive, essa grande produtora e diretora cinematográfica, está estudando a possibilidade de se fazer um filme a respeito da vida de Santos Dumont, o que vai servir de exemplo principalmente para a nossa juventude, para as nossas crianças, no que diz respeito à persistência e à pertinácia de uma pessoa na busca da concretização dos seus ideais e dos seus sonhos.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

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SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DA SRª SENADORA SERYS SLHESSARENKO.

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Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2005 - Página 38094