Pronunciamento de Lúcia Vânia em 04/11/2005
Discurso durante a 195ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "O panorama visto de cima do tapume", de autoria do jornalista José Nêumanne, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 19 de outubro último.
- Autor
- Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
- Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
- Registro do artigo intitulado "O panorama visto de cima do tapume", de autoria do jornalista José Nêumanne, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 19 de outubro último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/11/2005 - Página 38205
- Assunto
- Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, INCOERENCIA, DISCURSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CIRCUNSTANCIAS, POLITICA NACIONAL.
A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “O panorama visto de cima do tapume”, de autoria do jornalista José Nêumanne, publicado em 19 de outubro de 2005, no jornal O Estado de S. Paulo.
O artigo acima enfatiza que a não há nexo algum entre os discursos de Lula e do PT e a realidade dos fatos.
Lula criticou o “denuncismo” sem conseqüências, porém um dado de que não se veiculam apenas “denuncismos” foi o surto de febre aftosa em Eldorado (MS), que além de dar um prejuízo bilionário ao País compromete a posição de destaque assumida pela pecuária brasileira de líder mundial na venda de carne bovina.
Outro dado da triste realidade que o País enfrenta é que o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), segundo nome na eventual substituição do chefe do governo, teve de renunciar ao mandato, acusado de cobrar propina do concessionário de restaurantes da Casa; o presidente nacional afastado do PTB, Roberto Jefferson (RJ), foi cassado; e o ainda presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e os ex-lideres do PT Paulo Rocha (PA) e do PMDB José Borba (PR) pularam fora do barco antes de vê-lo afundar.
Buscando comprovar que não se divulga na imprensa apenas “denuncismo” o Líder da oposição no Senador, Arthur Virgílio (PSDB-AM), relacionou mais de cem vítimas do tal “denuncismo sem conseqüências”.
Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento e, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigada.
******************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*******************************************************************************
Matéria referida:
“O panorama visto de cima do tapume.”