Discurso durante a 196ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos 180 anos da primeira edição do mais antigo jornal em circulação na América Latina: o Diário de Pernambuco. Registro dos 70 anos da criação do Grupo Paes Mendonça. (como Líder)

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. IMPRENSA.:
  • Registro dos 180 anos da primeira edição do mais antigo jornal em circulação na América Latina: o Diário de Pernambuco. Registro dos 70 anos da criação do Grupo Paes Mendonça. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2005 - Página 38417
Assunto
Outros > HOMENAGEM. IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, DIARIO DE PERNAMBUCO, ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, HISTORIA, PUBLICAÇÃO, PERIODO, IMPERIO, BRASIL, ATENDIMENTO, INTERESSE PUBLICO, REGISTRO, TRABALHO, ORGÃO DE PUBLICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, PERSONAGEM ILUSTRE, COLABORAÇÃO, REDAÇÃO, EDIÇÃO, IMPRESSO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, GRUPO, SUPERMERCADO, ATUAÇÃO, AMBITO NACIONAL, EXTENSÃO, ATIVIDADE COMERCIAL, CENTRO COMERCIAL, CONSTRUÇÃO CIVIL, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, RADIO, TELEVISÃO.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Vou tentar cumprir exatamente o meu prazo.

No dia de hoje, 7 de novembro, Sr. Presidente, há exatos 180 anos, ou seja, no longínquo ano de 1825, o Brasil havia se tornado independente há apenas três anos, e era o mandatário da Nação o Imperador Dom Pedro I. Foi nesse contexto histórico que saiu a primeira edição do mais antigo jornal em circulação na América Latina: o Diário de Pernambuco.

O Diário de Pernambuco, um jornalzinho de quatro páginas, chegou às ruas custando 40 réis - ou dois vinténs, como se dizia à época. Trazia o nome do santo do dia, São Florêncio, e estampava 38 anúncios.

Há dezoito décadas, o Diário de Pernambuco informa ao povo do meu Estado sobre os assuntos de interesse público, desde o seu primeiro número, quando a população do Recife e arredores era de apenas 24 mil pessoas, até hoje, quando o Estado de Pernambuco ultrapassa a oito milhões de habitantes.

Foi o Diário, como o chamamos no Estado, quem informou, em suas manchetes, as notícias sobre o primeiro Império, a Proclamação da República, em 1889, as duas Grandes Guerras, em 1914 e em 1945, a Revolução de 30, o Estado Novo, a redemocratização de 1946, o Golpe de 1964 e a Nova República, entre tantos fatos relevantes da história do País independente.

Nos primórdios, o Diário, idealizado por Antonio José de Miranda Falcão, era impresso em rudimentar prelo de madeira, em oficina própria, da firma Tipografia Miranda & Cia., instalada na Rua do Cutuvelo, em Chora-Menino. O primeiro Diário saiu com a dimensão de 24 x 19 centímetros, 329 linhas de composição à mão e 1.443 palavras.

Hoje, o órgão pertencente aos Diários Associados, dispõe de um dos mais avançados parques gráficos do País, com a rotativa off-set que imprime 70 mil exemplares por hora.

O Diário de Pernambuco, que é a mais velha publicação do mundo editada em Língua Portuguesa, teve, entre seus redatores e colaboradores, nesses 180 anos, personalidades como: Assis Chateaubriand, Gilberto Amado, Tristão de Ataíde, Otávio Tarquino de Souza, José Lins do Rego, Menotti Del Picchia, Murilo Mendes, Augusto Frederico Schmidt, entre outros.

Mas o dia de hoje, Sr. Presidente, é também, coincidentemente, uma data importante para outra organização, estimada...

O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - Perdão, Senador. V. Exª disse que o Diário é o jornal mais antigo do mundo?

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - O mais antigo em Língua Portuguesa.

Como dizia, Sr. Presidente, a data de hoje é também, coincidentemente, uma data importante para outra organização, estimada pela população pernambucana. Trata-se da comemoração dos 70 anos da criação do Grupo Paes Mendonça.

Em 1935, o saudoso empresário Pedro Paes de Mendonça abriu uma mercearia no Município de Serra do Machado, distrito de Ribeirópolis, região Agreste de Sergipe, a 80 quilômetros da capital, Aracaju. Esse pequeno empreendimento acabou por transformar-se numa das grandes redes de supermercado do País, a Rede Bompreço.

O grupo, que acabou afastando-se da área varejista, estendeu suas atividades por outros ramos de negócios, entre eles se destacam: a operação de shoppings centers, construção civil e o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, que inclui jornais e estações de rádio, TV, o Jornal do Commercio de Pernambuco, a retransmissora do SBT, no nosso Estado, o portal JC On Line, uma FM integrante da Rede CBN em Recife e uma rede de outras seis emissoras espalhadas pelo Estado, lideradas pela Rádio Jornal da capital. A holding possui ainda participação nos Shoppings Recife, Tacaruna; Plaza Casa Forte, no Recife; Villa Lobos, em São Paulo; Jardins, em Sergipe e em Salvador.

Conduzido atualmente pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, filho do fundador, e um dos mais bem-sucedidos homens de negócios do Brasil, o Grupo Paes Mendonça chega aos setenta anos com projetos de expansão, principalmente imobiliários.

O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN. Fazendo soar a campainha.) - Senador José Jorge, V. Exª vai me permitir a interrupção. É que temos de prorrogar a sessão até às 19 horas. Portanto, fica prorrogada a sessão até às 19 horas.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Os projetos são voltados para a Zona Sul do Recife e incluem condomínios residenciais, espaço cultural e o JCPM Trade Center. A holding também investe na Costa de Guadalupe, no litoral sul Pernambucano, onde deverão ser construídos hotéis e residências.

            Neste pequeno espaço de tempo de que disponho, gostaria de deixar registrado da tribuna desta Casa essas duas comemorações, que estão sendo realizadas hoje em Pernambuco. E, como não pude estar presente por ter obrigações aqui em Brasília, aproveito a oportunidade aqui para, da tribuna do Senado, registrar e parabenizar o Diário de Pernambuco e o Grupo Paes Mendonça, que tenho a felicidade de representar no Senado.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2005 - Página 38417