Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sauda os Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos países de língua portuguesa que visitam o Senado.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Sauda os Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos países de língua portuguesa que visitam o Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2005 - Página 37315
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VISITA, SENADO, PRESIDENTE, TRIBUNAIS SUPERIORES, JUSTIÇA, PAIS ESTRANGEIRO, LINGUA PORTUGUESA, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, CULTURA, TRADIÇÃO, EXPERIENCIA, JUDICIARIO.

O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria exatamente de saudar os Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos países de língua portuguesa que nos visitam. Estão presentes o Presidente Cristiano André, do Tribunal Supremo de Angola; o Ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, do Supremo Tribunal de Justiça do Brasil; o Presidente Benfeito Mosso Ramos, do Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde; a Presidenta Maria do Céu Silva, do Supremo Tribunal de Justiça de Guiné-Bissau; o Presidente Sam Hou Fai, do Tribunal de Última Instância de Macau; o Presidente Mário Mangaze, do Tribunal Supremo de Moçambique; o Presidente José Moura Nunes da Cruz, do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal; a Presidenta Maria Alice Rodrigues Vera Cruz de Carvalho, do Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe; o Presidente Cláudio de Jesus Ximenes, do Tribunal de Recurso do Timor Leste.

Queria dizer do nosso orgulho por receber essa visita, do significado importante de aproximarmos nossas culturas, nossas tradições, nossas experiências, em especial as referentes ao sistema judiciário dos países de língua portuguesa, e os recebo, portanto, não apenas como Líder do Governo, mas também em nome das Senadoras e Senadores, que têm muita honra em recebê-los.

Encerro meu pronunciamento com a fala de um poeta brasileiro que, seguramente, V. Exªs conhecem, que é Caetano Veloso, que diz: “Minha pátria é minha língua”. Portanto, sintam-se em casa, sintam-se no Brasil, sintam o prestígio, o carinho e o afeto que todos nós temos por esses países amigos, de diversas culturas, mas todos com uma identidade fundamental que é a nossa pátria, a nossa língua, que é o português.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2005 - Página 37315