Fala da Presidência durante a 192ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Esclarece ao Senador João Alberto Souza sobre as providências da Corregedoria do Senado acerca da ofensa à dignidade dos Senadores e do problema do grampo eletrônico.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Esclarece ao Senador João Alberto Souza sobre as providências da Corregedoria do Senado acerca da ofensa à dignidade dos Senadores e do problema do grampo eletrônico.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2005 - Página 37763
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • QUALIDADE, CORREGEDOR, SENADO, ESCLARECIMENTOS, RECEBIMENTO, REPRESENTAÇÃO, BANCADA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), SOLICITAÇÃO, ORADOR, APOIO, JUDICIARIO, AUTORIZAÇÃO, ABERTURA, INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, RESPONSABILIDADE, DIFAMAÇÃO, SENADOR, ESCUTA TELEFONICA.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Senador João Alberto, permita-me um esclarecimento não como Presidente, mas como Corregedor. Recebi a representação de V. Exª, do Presidente José Sarney e do Senador Edison Lobão sobre essa ofensa à dignidade dos senhores, à injúria e a todos os fatos que dela decorrem e também sobre o problema do grampo telefônico, que é anterior. Inclusive, o Senador Heráclito Fortes, quando houve uma tentativa de desmoralização, teria conversado com a Senadora Roseana Sarney de um local para a viagem, quando esquematizaram a chegada do juiz. Pedimos uma investigação. Estive, na quinta-feira, com o diretor da Polícia Federal, Dr. Paulo Lacerda, que é um homem de bem e que já havia enviado um relatório reservado, dizendo que não poderia dar continuidade em razão da falta de ordem judicial. O que estou fazendo? Preparei tudo para procurar o Supremo, a fim de que autorize a abertura do inquérito, para buscarmos todas as informações, inclusive o responsável pelo grampo telefônico, que está a serviço de alguém no Maranhão, em São Luís.

Então, há uma fase preliminar de esclarecimentos quase concluída. Só precisamos da ação de apoio do Judiciário para poder punir os responsáveis. Só queria que V. Exª soubesse disso. Não estou sendo omisso, apenas cauteloso, para que não se cometa nenhuma irregularidade que ponha por terra a investigação que está sendo feita.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2005 - Página 37763