Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações às mulheres vencedoras do prêmio Jovem Cientista de 2005.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.:
  • Congratulações às mulheres vencedoras do prêmio Jovem Cientista de 2005.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2005 - Página 39147
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, SOLICITAÇÃO, EMPENHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), LIBERAÇÃO, RECURSOS, SOLUÇÃO, SEQUESTRO, FILHO, PROFESSOR UNIVERSITARIO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).
  • CUMPRIMENTO, MULHER, OBTENÇÃO, VITORIA, CONCURSO, INCENTIVO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, ESTUDANTE, ENSINO MEDIO, ENSINO SUPERIOR, GRADUAÇÃO SUPERIOR, REALIZAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (CNPQ).
  • SAUDAÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIOS, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), PRESENÇA, SENADO.

A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Peço a palavra para fazer um registro, Senadora Ana Júlia, que, certamente também V. Exª o faria. No aparte que fiz ao pronunciamento do Senador José Maranhão, fiz um apelo ao Ministério da Justiça, que, de pronto, disse-me que tentaria disponibilizar recursos de toda ordem para que possamos, de alguma forma, resolver um problema gravíssimo de seqüestro - um dos muitos que acontecem no Brasil -, que acontece em Alagoas. Trata-se do caso do Guilherme, filho de Belmira e Otávio.

Um outro registro que gostaria de fazer - acredito que a nossa querida Senadora Patrícia Saboya e o Senador José Jorge também iriam fazê-lo - é em relação ao Prêmio Jovem Cientista que foi dado a três mulheres. O Senador Magno Malta está aqui com mais duas mulheres, as Prefeitas Ana e Raquel, do Estado do Espírito Santo. Estou disputando um espaço com elas no coração do Senador Magno Malta. Então, eu não poderia deixar de fazer este registro, que certamente também seria feito pela Senadora Patrícia Saboya Gomes e pelo Senador José Jorge, sobre o Prêmio Jovem Cientista - repito -, que premiou três mulheres. Somente “mulheres” levaram o XXI Prêmio Jovem Cientista, dado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Na categoria “Graduados para Pesquisadores” com menos de 40 anos, a vencedora foi Ana Beatriz Gorini Veiga, de 29 anos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela pesquisou a síndrome hemorrágica causada pelo veneno da taturana, uma espécie de lagarta que vive em árvores. Na categoria “Estudante de Ensino Superior”, para alunos com menos de trinta anos, a vencedora foi Amanda MesKauskas, de 22 ano, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, de São Paulo. Ela pesquisou a cultura de células-tronco de sangue de cordão umbilical. E, na última categoria, para “Estudantes de Ensino Médio”, para alunos de até 25 anos, a vencedora foi Natália Évelin Martins, de 16 anos, da Escola Estadual Olegário Maciel, de Minas Gerais. O seu tema de pesquisa foi o de um novo método de diagnóstico para Doença de Chagas.

Assim sendo, saudamos as Prefeitas Ana e Raquel, do Espírito Santo, e parabenizamos as vencedoras do Prêmio Jovem Cientista, assim como a todas as mulheres brasileiras.

É só.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2005 - Página 39147