Pronunciamento de Sergio Guerra em 16/11/2005
Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "Somos todos imbecis?", de autoria do articulista André Petry, publicado na revista Veja, edição de 9 de novembro do corrente.
- Autor
- Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
- Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro do artigo intitulado "Somos todos imbecis?", de autoria do articulista André Petry, publicado na revista Veja, edição de 9 de novembro do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/11/2005 - Página 39798
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLITICA E ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, TENTATIVA, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ARRECADAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar artigo intitulado “Somos todos imbecis?”, de autoria do articulista André Petry, publicado na revista Veja em sua edição de 9 de novembro do corrente.
O articulista critica as últimas declarações do novo Presidente do PT, Ricardo Berzoini, e do ministro Jaques Wagner, que “tentam explicar” as denúncias de caixa dois no Partido dos Trabalhadores na campanha presidencial de 2002.
André Petry questiona como é que alguém tem coragem de vir a público com declarações tão notoriamente descabidas. E afirma: “Os petistas acham que dá, e aí é que reside o aspecto mais sombrio da coisa: eles parecem dizer que são donos da memória do povo, que podem fazer dessa memória - do passado, portanto - o que bem entendem. E isso revela, de novo, um vezo autoritário. É nas ditaduras, afinal, que as autoridades se arvoram a donas do passado, um passado que fazem, refazem e desfazem segundo sua conveniência. Seja manipulando a memória, rasurando a história, eliminando documentos, adulterando fotografias ou esculpindo asneiras em pedras de mármore branco”.
Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.
************************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matéria referida:
“Somos todos imbecis.”