Discurso durante a 210ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelos 50 anos de criação do Grupo Zahran.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelos 50 anos de criação do Grupo Zahran.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2005 - Página 41465
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL, MINISTERIO DA SAUDE (MS), REGISTRO, EVOLUÇÃO, CRESCIMENTO, CONTRIBUIÇÃO, EMPRESA, DESENVOLVIMENTO, AMBITO ESTADUAL.

A SRª PRESIDENTE (Iris de Araújo. PMDB - GO) - Concedo a palavra ao nobre Senador Ramez Tebet, para uma comunicação inadiável, pelo prazo de cinco minutos.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Iris de Araújo, que preside os nossos trabalhos, Srªs e Srs. Senadores, a vida é assim mesmo. Dificilmente permaneço em Brasília nos finais de semana. Sou daqueles Parlamentares que sempre vão ao seu Estado. A meu ver, essa é a oportunidade que tenho de rever companheiros, amigos, receber prefeitos, vereadores, participar dos eventos importantes do meu Estado. Mas eis que, neste fim de semana, por condições eminentemente pessoais, personalíssimas, não pude estar em Mato Grosso do Sul, justamente quando houve um grande evento que se traduziu numa homenagem da sociedade sul-mato-grossense a uma família que prestou e continua prestando relevantes serviços ao meu Estado.

Vim aqui para falar o que gostaria de ter falado no meu Estado na certeza de que estarei sendo ouvido lá e para ficar também registrado nos Anais desta Casa o meu modesto e humilde testemunho sobre o trabalho que a Família ou o Grupo Zahran realiza em favor de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

O Grupo Zahran iniciou os seus trabalhos há meio século, quando o Estado ainda era apenas um. Ele surgiu com uma pequena empresa de gás em Campo Grande e foi expandindo as suas atividades, encontrando-se, hoje, em 19 Estados da Federação Brasileira.

Mas não quero aqui falar do gás, do que isso representa para o Brasil, daqueles que estão trabalhando para essa energia alternativa não poluente. Eu quero falar sobre outro acontecimento que os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ao Grupo Zahran. Refiro-me à Rede Mato-grossense de Televisão, que abrange os Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Lembro-me bem de quando cheguei ao então Estado de Mato Grosso, à minha cidade e do quanto ansiávamos para que os sinais de televisão pudessem sair da nossa Campo Grande e atingir outros Municípios do nosso Estado. Isso estava adstrito a Cuiabá e a Campo Grande. Hoje, são vários os Municípios dos dois Estados da Federação que recebem os sinais de televisão da TV Morena, que representa, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, a Rede Globo de Televisão.

Destaca-se essa família, é preciso fazer justiça. E quero começar fazendo justiça àquele que foi o líder dessa família. Essa justiça faço, in memoriam, a Eduardo Elias Zahran e também a quem saiu da vida com tão pouca idade e que ainda está na memória de todos os sul-mato-grossenses, que é Fábio Zahran. Presto a eles a minha homenagem. A sociedade sul-mato-grossense e mato-grossense lhes tributa esse sentimento de gratidão pelo muito que fizeram e estão fazendo pelo Estado de Mato Grosso do Sul e pelo Estado de Mato Grosso. Quero abraçar fraternalmente Ueze Zahan, Jorge Zahran e todos os funcionários da rede mato-grossense de televisão. Quero saudar Caio Torquato, Ricardo Miragaia e os funcionários, os cameramens, todos aqueles que têm colaborado para a maior informação e para a formação do povo sul-mato-grossense e do povo mato-grossense.

Creio, Srª Presidente, que a campainha soou. Poderia falar um pouquinho mais, mas acho que é desnecessário. Basta que os Anais desta Cassa registrem, porque o que o grupo Zahran fez por Mato Grosso do Sul já está guardado nos corações de todos aqueles que conheceram a sua história e que reconhecem, portanto, o seu passado e o seu presente. E tenho certeza de que eles continuarão, daqui para frente, na mesma luta que travaram no passado e que travam no presente em favor da gente mato-grossense, sul-mato-grossense e brasileira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2005 - Página 41465