Discurso durante a 211ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "O Inep não é exceção", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo em sua edição de 24 de novembro do corrente.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. :
  • Registro do artigo intitulado "O Inep não é exceção", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo em sua edição de 24 de novembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2005 - Página 41870
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PROTESTO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PERDA, DINHEIRO, MANIPULAÇÃO, NOMEAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DESPREPARO, NATUREZA TECNICA, OCUPAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP), PREJUIZO, PROGRAMA, AVALIAÇÃO, ENSINO, IMPLEMENTAÇÃO, GOVERNO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “O Inep não é exceção”, publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 24 de novembro do corrente.

O artigo mostra como o atual governo do Presidente Lula trata a questão da educação e da política de ensino do País. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) implementou, durante o governo FHC, uma série de programas que visavam a disseminar uma cultura da avaliação do ensino no País, com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos em educação. O Governo Lula, no entanto, está fazendo o inverso. Segundo o artigo, “além do desperdício de dinheiro, a política do governo Lula também permitiu o aparelhamento político do Inep, por meio da nomeação para os principais cargos do órgão de militantes petistas sem preparo técnico para ocupá-los. Essa simbiose entre falta de foco, inépcia e aparelhamento político da administração pública, que hoje desorganiza o Inep, é a marca do governo Lula”.

            Desde a posse do Presidente Lula, o Ministério da Educação já teve três ministros e o Inep, 4 presidentes.

O artigo ainda conclui: “Com tanto despreparo técnico, tornou-se inevitável a erosão da experiência de avaliação educacional acumulada até 2003”.

            Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado passe a integrar este pronunciamento e, assim, conste dos Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigada.

 

***************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************************

Matéria referida:

            “O Inep não é exceção”; O Estado de S. Paulo.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2005 - Página 41870