Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da visita do Presidente Lula, hoje, ao Paraná, no encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, onde receberá documento que trata de temas como educação, segurança, equilíbrio das contas públicas, reforma política e orçamento diferenciado. (como Líder)

Autor
Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da visita do Presidente Lula, hoje, ao Paraná, no encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, onde receberá documento que trata de temas como educação, segurança, equilíbrio das contas públicas, reforma política e orçamento diferenciado. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2005 - Página 41996
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANUNCIO, VIAGEM, ESTADO DO PARANA (PR), PRESIDENTE DA REPUBLICA, RECEBIMENTO, DOCUMENTO, ENTIDADE, SOCIEDADE CIVIL, INICIATIVA, REUNIÃO, LIDERANÇA, ELABORAÇÃO, PROPOSTA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA, MELHORIA, GESTÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, CIDADANIA, EXPECTATIVA, ATENÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL.

O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Presidente Lula está indo para o Paraná, hoje, e vejo, nos jornais, que acompanhado de dez Ministros. Espero que Sua Excelência vá ao Paraná para solucionar alguns problemas que estamos enfrentando e até usar aquilo que o próprio Governador Roberto Requião sempre fala da amizade dos dois. Requião sempre diz que tem alguma coisa de pele com o Presidente Lula - isso ele dizia na campanha; não tem falado ultimamente, mas, na campanha, o Governador Requião sempre dizia que tinha uma ligação de pele com o Lula. Espero que essa ligação de amizade possa resolver alguns problemas do Paraná, porque lá o Presidente Lula vai receber um documento de entidades que representam a sociedade organizada do meu Estado. Registro o nome delas: Rede Paranaense de Comunicação/Gazeta do Povo; Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap); Federação da Agricultura do Estado do Paraná; Federação do Comércio do Paraná; Federação das Indústrias do Estado do Paraná; Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade; Instituto Paraná Desenvolvimento; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná; Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar); Associação Comercial do Paraná e Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná.

Essas entidades organizaram o que se chamou de Fórum Futuro 10 Paraná, Paraná+10, que reuniu cinqüenta mil e cem lideranças, durante alguns meses, em oito regiões do Estado, para debater os próximos dez anos do Paraná. Foi uma iniciativa interessante que gerou um documento ainda mais interessante.

            Normalmente se fazem os planos de Governo a partir da própria estrutura pública: os próprios servidores públicos, funcionários de Governo é que acabam sendo convocados para elaborar o que se chama de Plano de Governo. E a sociedade, cansada de esperar por soluções aos seus problemas, no Paraná, se reuniu para elaborar um documento que trata, com muita responsabilidade, temas como a educação e a segurança pública, sobretudo nesse momento em que se denuncia pelo Estado a falta de segurança em todas as cidades, mais acentuadamente nas médias e grandes cidades, quando Curitiba se coloca como a sexta cidade mais violenta do País, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Vemos uma cidade como Foz de Iguaçu colocada como a décima cidade mais violenta do País. Precisamos resolver os problemas da insegurança da população, porque o negócio mais lucrativo em Foz de Iguaçu é o turismo, e turista nenhum freqüenta uma cidade se não tiver segurança.

Então, queremos que esse documento não seja apenas recebido pelo Presidente Lula e seus Ministros, mas que seja recebido, lido e respeitado tanto pelo Presidente quanto pelo Governador do Estado, que precisam olhar para aquilo que a sociedade está reclamando. A sociedade pede mais segurança, porque há assaltos diários a farmácias, a padarias, aos pequenos comércios, e nas ruas - e isso tem se multiplicado de forma exagerada nas cidades do meu Estado.

Além disso, demanda-se uma educação de mais qualidade, com acesso mais fácil às camadas menos favorecidas da população. A educação de maior qualidade requer uma reforma no sistema educacional brasileiro, para que tenhamos a inclusão de milhares de crianças que, ainda hoje, não podem freqüentar escola, até no meu Estado que é considerado, como sempre digo aqui, acima da média no que se refere aos índices de desenvolvimento humano. Na verdade, quando se observam os índices, isso não se verifica, porque 70% das cidades do Paraná estão abaixo do índice médio brasileiro.

E, também, a gestão pública é muito enfatizada nesse documento. As entidades organizadas pedem a profissionalização do serviço público; planejamento estratégico com a participação da sociedade; estímulo e fortalecimento dos conselhos comunitários e outras organizações; conscientização política da população por meio da educação para exercício da sua cidadania; equilíbrio das contas públicas; melhoria na educação; reforma política; Orçamento diferenciado para Municípios com baixos índices de desenvolvimento a fim de combater as desigualdades regionais.

Não se trata de um documento escrito por aqueles que, estando no Governo, muitas vezes acabam tendo uma visão distorcida dos problemas que a sociedade enfrenta. Esse documento foi elaborado, isto sim, por aqueles que estão enfrentando esses problemas e querem a sua solução. É um documento precioso, que todos os prefeitos, o próprio Governador do Estado, o Presidente da República e os Ministros devem levar em conta. É um documento precioso para aqueles que pretendem exercer com seriedade o seu mandato na vida pública, respeitando as prioridades estabelecidas pela população. Quando as entidades a que me referi se manifestaram, fizeram-no nas oito regiões, representando o pensamento majoritário das populações daquelas regiões.

Cada região estabeleceu sua prioridade e disse ao Governo e ao futuro Governo o que espera para os próximos 10 anos dos agentes públicos, daqueles que, eleitos, devem representar as regiões, respeitando suas prioridades, e, sobretudo, seus potenciais.

Sr. Presidente, este documento Fórum Paraná +10 será entregue ao Presidente da República. Espero que Sua Excelência o leia e possa aprender um pouco de políticas públicas, o que está faltando exatamente neste momento ao Paraná e ao Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2005 - Página 41996