Discurso durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Acordo do PFL com a decisão do PSDB de defesa do julgamento do deputado José Dirceu por seus pares na Câmara dos Deputados.

Autor
José Agripino (PFL - Partido da Frente Liberal/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. LEGISLATIVO.:
  • Acordo do PFL com a decisão do PSDB de defesa do julgamento do deputado José Dirceu por seus pares na Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2005 - Página 41184
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. LEGISLATIVO.
Indexação
  • APOIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, VOTAÇÃO, ORÇAMENTO, DEFESA, JULGAMENTO, JOSE DIRCEU, DEPUTADO FEDERAL, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROCESSO, CASSAÇÃO, MANDATO.
  • ANALISE, NECESSIDADE, COMBATE, IMPUNIDADE, CORRUPÇÃO, DEPUTADOS, BRASIL, ATENDIMENTO, OPINIÃO PUBLICA, RESPONSABILIDADE, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. JOSÉ AGRIPINO (PFL - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, deixem-me manifestar minha posição, que retrata também a posição do PFL. Conversei com o Senador Jorge Bornhausen, Presidente do Partido, e S. Exª comunga do pensamento que tenho e que está acorde com o pensamento do Senador Arthur Virgílio.

No entanto, quero ir um pouquinho mais à frente.

Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, quem quiser interpretar o sentimento da sociedade precisa ter atitudes. A que a Nação está assistindo? A um progressivo esquecimento do comportamento do Sr. José Dirceu. Por quê? O Sr. Paulo Okamotto e a Srª. Rosângela Gabrilli vêm aqui, e o Sr. Paulo Okamotto comparece e deixa claro que o Presidente da República participa de uma farsa, que envolve empréstimo de dinheiro do PT a Sua Excelência, empréstimo que ele nega. E o Sr. Okamotto disse que pagou uma das parcelas com a carteira de identidade de Lula. Como é que ele não sabia, se a parcela foi paga com dinheiro em espécie com a carteira de identidade do Presidente? Isso é gravíssimo.

A Drª Rosângela Gabrilli veio ontem aqui para dizer que, em Santo André, era useira e vezeira a prática da extorsão, que o dinheiro era entregue ao PT, e cita o Presidente Lula em alguns momentos.

Senador Arthur Virgílio, por isso tudo, José Dirceu saiu do foco das especulações de primeira grandeza e está espertamente - ele é aguerrido e ousado - usando de todos os expedientes de que pode lançar mão para procrastinar o seu processo de cassação. Mas a rua está vigilante. Quem tem sintonia com a rua tem de tomar atitudes como a que o Senador Arthur Virgílio tomou e que o PFL endossa, por uma razão muito simples.

Senador Arthur Virgílio e Senadora Heloísa Helena, o Sr. José Dirceu está entupindo o conduto que levará 13 outros processos de cassação à instalação e a julgamento. Com as manobras regimentais e judiciais, ele está procrastinando a votação aqui, e a sociedade não vai perdoar o Congresso se não fizer o julgamento dos denunciados.

Hoje, quem toma posição drástica com relação ao caso de José Dirceu - que, apesar de estar meio fora de foco, é emblemático; suas culpas todas serão rememoradas no julgamento final a que S. Exª se submeterá no Plenário do Congresso - está entupindo o processo de 13 outros denunciados.

A sociedade não vai perdoar nem ao Senador Arthur Virgílio, nem a mim, nem à Senadora Heloísa Helena, nem a nenhum de nós do Congresso, se não cumprirmos a nossa obrigação. O Sr. José Dirceu está entupindo o conduto que está nos levando a fazer aquilo que a sociedade exige de nós. Não é que queiramos ou não queiramos. É nosso dever, é nossa obrigação, se quisermos, como banda boa do Congresso, colocar para fora a banda podre. Temos de fazer, no mínimo - no mínimo -, o que o Senador Arthur Virgílio está anunciando e que tem nosso absoluto endosso.

Não vai acontecer nada. O Sr. José Dirceu pode até ser inocentado amanhã. Se for inocentado, terá o direito de assinar a peça magna do Congresso, que é o Orçamento. Mas vamos querer que as peças condenatórias sejam expostas e que ele seja julgado pelo Congresso, pela Câmara dos Deputados, e que apareçam todos os fatos que estão um pouco esquecidos, pela presença de Paulo Okamotto, de Drª Rosângela Gabrilli, fatos que vêm sendo expostos ultimamente. Os fatos referentes a José Dirceu vão ser rememorados, recuperados. E o processo de S. Exª vai ter de acontecer para que os outros 13 venham. Enquanto o de S. Exª não for julgado, os 13 estarão represados. Todo o processo de averiguação intestina do Congresso está sendo obstaculizado pela impertinência do Sr. José Dirceu junto ao Supremo Tribunal Federal. Tenho meus reparos, mas os guardo comigo. O reparo fundamental é a impertinência e a audácia do Sr. José Dirceu.

O PFL associa-se, por inteiro, à atitude que o Senador Arthur Virgílio anuncia. Nós, do PFL, ao lado dos membros do PSDB e, creio, de muitos outros homens e mulheres de vergonha na cara dessas duas Casas do Congresso, vão obstruir os trabalhos do Orçamento até que se desentupa o conduto das punições com o processo de votação da cassação do Deputado José Dirceu.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2005 - Página 41184