Discurso durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crise de ética na política nacional.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Crise de ética na política nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2005 - Página 41187
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • APREENSÃO, IMPUNIDADE, DEPUTADOS, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO, SUSPEIÇÃO, CONLUIO, MANUTENÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR, LIDERANÇA, ACORDO, JOSE DIRCEU, DEPUTADO FEDERAL.
  • PROTESTO, TENTATIVA, FRAUDE, INVESTIGAÇÃO, IMPEDIMENTO, PUNIÇÃO, DESRESPEITO, POPULAÇÃO.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, neste momento, estou com uma extrema preocupação. Todos nós acompanhamos fatos que, nos últimos seis meses, têm tumultuado a vida pública no Brasil. Mas há uma situação muito óbvia, muito concreta, que V. Exª, com a sabedoria que reconhecemos - e os daqui de uma maneira geral também a têm -, logo perceberá: neste momento, não há um esforço estruturado, planejado, arbitrário para salvar o mandato do Deputado José Dirceu. Para mim, o que fica claro é que não se trata apenas de salvar o mandato do Deputado José Dirceu, mas de uma conspiração muito ampla para salvar o mandato de muita gente e não apenas dele.

Há uma conspiração, um acordo, que é presidido pelo Deputado José Dirceu, para que isso aconteça. Se antes havia a expectativa de que, se o Deputado José Dirceu fosse cassado, outros poderiam se salvar; a convicção hoje é a seguinte: se o Deputado José Dirceu vai se salvar, todos vão se salvar. E o que está em andamento é um movimento, contra o mínimo de responsabilidade política, de muita gente, liderado pelo Deputado José Dirceu e por aqueles que o apóiam, que são muitos - de uma maneira especial, o Partido dos Trabalhadores -, com o objetivo de transformar todo o esforço feito, de investigação, de discussão, de que o País tomou consciência, em nada, em coisa alguma, em mais uma fraude, em mais uma mentira, o que pode nos levar a graves conseqüências políticas e institucionais.

A sociedade não vai aceitar que, ao cabo de cinco, seis meses de discussão, depois de cuecas, de dinheiro, de tudo o que aconteceu, isso resulte em coisa alguma. E o que está em marcha não é um processo para excluir o Deputado José Dirceu, é para excluir a todos, para que essa investigação, no final, não conclua, rigorosamente, minimamente, pela punição de alguns que têm óbvia responsabilidade por desequilíbrios, desajustes, que são contrários à lei e às instituições.

Temos de pensar com muita seriedade nisso - aqueles que têm responsabilidade pública -, porque essa ação é imprudente e irresponsável. E sinto que tenha, neste instante, acredito que de maneira não-intencional, a colaboração da interferência de um Poder no outro, o que também não é bom.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2005 - Página 41187