Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do acadêmico mineiro Oscar Dias Corrêa, ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Justiça e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.

Autor
Marco Maciel (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do acadêmico mineiro Oscar Dias Corrêa, ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Justiça e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2005 - Página 42037
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, OSCAR DIAS CORREA, JURISTA, EX-DEPUTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), EX MINISTRO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), PARTICIPANTE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - ... ele era sobretudo um humanista. A ele podia-se aplicar o que disse Terêncio: nada do que era humano lhe era estranho. Ele tinha uma vasta cultura, conseguia-se expressar em várias línguas e tinha uma compreensão muito ampla dos problemas do mundo e do País.

            Ademais, era uma pessoa de grande espírito público e enorme seriedade intelectual. Integrou a ilustre escola da UDN (União Democrática Nacional)...

(Interrupção do som.)

O SR. MARCO MACIEL (PFL - PE) - ... de Minas Gerais, da qual poderia destacar Milton Campos, Afonso Arinos, Bilac Pinto, Pedro Aleixo e tantos outros.

Era um modelo de político probo, lúcido, extremamente preocupado com a compatibilidade entre pensamento e ação, coerência de vida, portanto. E também era, não podemos deixar de enfatizar esse fato, um ente múltiplo, pois era capaz de ser um excelente político e ao mesmo tempo um grande intelectual.

Daí a razão, neste momento em que registramos o seu desaparecimento, de o Senado manifestar aqui o seu pesar. Ele pertenceu a diversas instituições, por exemplo, a Assembléia Legislativa de seu Estado, a Câmara dos Deputados, nossa Casa irmã, e instituições de caráter cultural. Era membro da Academia Brasileira de Letras, onde foi recebido por Afonso Arinos de Melo Franco, e também da Academia Mineira de Letras e da Academia Brasiliense de Letras. Vou citar apenas algumas das academias entre muitas que Oscar Corrêa integrava. Devo dizer que ele era membro da OAB e integrava muitas entidades na área jurídica, no Brasil e no Exterior.

Com sua morte, nós queremos dizer que ele deixa um exemplo. A vida é breve, já se disse; somos passageiros neste mundo, estamos em viagem, e certamente, no momento em que Oscar Corrêa a conclui aqui na Terra, ele vai deixar um grande exemplo, de um político digno e lúcido, de um intelectual versado em várias áreas no campo da cultura, mas também de alguém que deixou um exemplo de cordura, de vida pessoal e familiar.

A vida não é uma coleção de dias; o importante não é quanto tempo se vive, é como se vive, e Oscar Corrêa nos deixa um testemunho de quem viveu exemplarmente em todas as áreas em que atuou. Com a tristeza de seu desaparecimento, fica registrado nosso reconhecimento. Queremos juntar, com nosso pesar, nossa oração, com a certeza de que ele será acolhido nos braços do Criador, e sua postura de vida vai ajudar a fertilizar não somente a política mineira, mas igualmente a do País, pelo legado de homem público e de pensador que ele nos ofereceu neste momento tão difícil da vida nacional.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2005 - Página 42037