Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do acadêmico mineiro Oscar Dias Corrêa, ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Justiça e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.

Autor
José Agripino (PFL - Partido da Frente Liberal/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do acadêmico mineiro Oscar Dias Corrêa, ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Justiça e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2005 - Página 42038
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, OSCAR DIAS CORREA, JURISTA, EX-DEPUTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), EX MINISTRO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), PARTICIPAÇÃO, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), ELOGIO, VIDA PUBLICA, HISTORIA, PARTIDO POLITICO, UNIÃO DEMOCRATICA NACIONAL (UDN).

O SR. JOSÉ AGRIPINO (PFL - RN. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estamos encaminhando requerimento de pesar pelo falecimento de um homem que foi referência neste País, um cidadão a quem conheci. Conheci também sua esposa. Sou amigo pessoal de seu filho mais velho, que foi Deputado Federal, Oscar Corrêa Filho. Tenho também amizade com seu neto Gustavo, que é Deputado Estadual em Minas Gerais. Sou amigo da família inteira. É uma amizade herdada do meu pai, o qual foi amigo do Ministro Oscar nos velhos tempos da UDN. Eles foram udenistas, como os Senadores Antonio Carlos Magalhães e José Sarney, como Eliomar Baleeiro e muitas figuras eméritas neste País, companheiros, solidários e amigos numa agremiação política que já não existe, que tem sua história de luta e que tem Oscar Corrêa um de seus expoentes.

O Dr. Oscar Corrêa, jurista reconhecido pela sua competência profissional, foi, acima de tudo, um grande advogado. Foi um homem de letras, um homem culto, preparado e ilustrado. Lia autores de profundidade. Contudo, sua vida pública é igualmente rica. Foi Deputado Estadual, Deputado Federal, Secretário de Educação de Minas Gerais, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, membro da Academia Brasileira de Letras. Ele foi muita coisa, mas foi acima de tudo uma referência de dignidade, homem de convicções muitos firmes, muito fortes, desse tipo de gente que vai fazer falta pelo exemplo que deixa.

O Dr. Oscar Corrêa, o Ministro da Justiça, o amigo de meu pai, o político de respeito, honrou um partido político e esta Casa, o Congresso Nacional. Ele se foi e deixa saudade na sua esposa, viúva, nos filhos e netos. E deixa saudade pela referência que foi na política do Brasil.

Por esta razão, o meu Partido, o Partido da Frente Liberal, por cujas idéias, com certeza, ele tinha grande simpatia, homenageia-o e reverencia a sua memória. Que Deus o leve e o tenha, amigo Ministro Oscar Corrêa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2005 - Página 42038