Fala da Presidência durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Associa-se as homenagens prestadas pelo falecimento do acadêmico mineiro Oscar Dias Corrêa, ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Justiça e ministro aposentado do Sumpremo Tribunal Federal.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Associa-se as homenagens prestadas pelo falecimento do acadêmico mineiro Oscar Dias Corrêa, ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Justiça e ministro aposentado do Sumpremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2005 - Página 42045
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, OSCAR DIAS CORREA, JURISTA, EX-DEPUTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PARTIDO POLITICO, UNIÃO DEMOCRATICA NACIONAL (UDN), EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), EX MINISTRO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Srªs e Srs. Senadores, é com grande tristeza que registro a perda de um dos maiores nomes de nosso cenário nacional, o Ministro Oscar Dias Corrêa.

Um exemplo inspirador de fidelidade partidária, principalmente neste momento em que nos debruçamos na análise da reforma política e no fortalecimento de nossas legendas.

A UDN foi o único Partido em que Oscar Dias Corrêa militou durante toda a sua vida política. Quarenta anos depois da extinção da legenda, ele ainda fazia questão de usar, na lapela do paletó, o velho distintivo da UDN. Também fez questão de manter até hoje, pagas do próprio bolso, com alguns amigos e aliados, as duas salas que foram ocupadas pelo Partido no centro do Rio de Janeiro.

Com o fim da UDN, Oscar Dias Corrêa dedicou-se à advocacia, à literatura e aos ensaios jurídicos. Era um dos mais respeitados advogados do País. Também deixou sua marca no cenário nacional como imortal da Academia Brasileira de Letras, como Ministro do Supremo Tribunal Federal e Ministro da Justiça no Governo José Sarney.

O exemplo de Oscar Dias Corrêa, especialmente sua fidelidade partidária, deve inspirar a todos nós na luta por um Brasil mais ético e mais justo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2005 - Página 42045