Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Corinthians, time vencedor do Campeonato Brasileiro. Elogios ao jogador argentino Carlito Tevez, que vem exercendo um papel de destaque na integração entre Brasil e Argentina.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Corinthians, time vencedor do Campeonato Brasileiro. Elogios ao jogador argentino Carlito Tevez, que vem exercendo um papel de destaque na integração entre Brasil e Argentina.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2005 - Página 42958
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, TIME, FUTEBOL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VITORIA, CAMPEONATO NACIONAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, ATLETA PROFISSIONAL, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, SIMBOLO, INTEGRAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, BRASIL, REGISTRO, ENCONTRO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, embora eu seja um torcedor do Santos Futebol Clube, eu gostaria de prestar a devida homenagem ao Corinthians, que se sagrou tetracampeão brasileiro de futebol.

Antes que o Senador Jefferson Péres fique preocupado com as razões pelas quais aqui trago este tema, eu gostaria de lhe transmitir que há uma razão especial. Há poucos dias, em Foz do Iguaçu, o Presidente disse que o jogador argentino Carlitos Tevez acabou se tornando um elemento muito importante de integração entre o Brasil e a Argentina. Quero cumprimentar os corintianos e em especial esse argentino, que, ao jogar com tanta garra no time do Corinthians, de fato, contribuiu para que houvesse um entrosamento da enorme torcida corintiana e dos brasileiros com os argentinos, de uma maneira que talvez só mesmo o futebol, esse esporte tão apreciado pelos brasileiros, pudesse fazê-lo.

Então, quero enaltecer a vitória do Corinthians, que, na verdade, passou por um aperto muito grande diante do Goiás, que, na final, derrotou o Corinthians por 3 a 2, embora também o Internacional tenha sido derrotado pelo Coritiba. Mas o aspecto que coloco aqui é que foi muito interessante, como já salientado pelo Presidente Lula junto ao Presidente Néstor Kirchner na semana passada, que, de fato, o Carlitos Tevez desempenhou um papel muito importante para simbolizar essa integração entre o Brasil e Argentina e a integração melhor dos povos da América do Sul, em especial do Mercosul.

É muito importante que isto esteja acontecendo. Possa o exemplo dado pelo jogador Carlitos Tevez, entrosando-se e tendo-se feito tão respeitado e apreciado pelos brasileiros, ser um exemplo promissor, como que uma avenida aberta para que possamos nós, brasileiros, e os argentinos estarmos mais bem entrosados.

No dia de hoje, o Presidente Lula recebeu Carlitos Tevez e os jogadores do Corinthians. Não sei exatamente tudo que aconteceu, mas quero saudar o que foi um fenômeno do esporte brasileiro, um fenômeno humano, que, certamente, dará bons frutos, pois nós, brasileiros, gostamos muito de futebol e é muito significativo que, desta vez, ao invés de termos conflitos nos estádios, o que tivemos foi uma explosão de alegria e confraternização, o que é muito bom.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Eduardo Suplicy, V. Exª me concede um aparte?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - É claro, Senador Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - No momento em que V. Exª homenageia o jogador de futebol Carlitos Tevez, eu quero pedir permissão a V. Exª para homenagear também o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, escolhido o maior jogador do mundo. Quem tem jogadores como os que o Brasil tem não precisa homenagear, eventualmente, aqueles que, pelo sucesso de uma temporada, merecem destaque. O Brasil tem um celeiro de jogadores de futebol, e V. Exª, como brasileiro, como amante do futebol, tenho certeza, se associará a mim na homenagem a Ronaldinho Gaúcho.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Incorporo inteiramente a sugestão de V. Exª. Ronaldinho Gaúcho tornou-se o maior craque do futebol europeu e é considerado hoje, com justiça, o maior craque dos campos de futebol do mundo. Certamente, isso tem cooperado muito para que o Brasil, através do futebol, do esporte, tenha admiradores para a nossa Nação em todos os países do mundo.

            Incorporo e abraço a sua homenagem ao Ronaldinho Gaúcho.

            Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2005 - Página 42958