Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre os últimos resultados do crescimento do PIB brasileiro, com registro de matérias intituladas "País é o lanterninha dos emergentes" e "Brasil crescerá menos do que emergentes", publicadas pelos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, respectivamente, em edição de primeiro de dezembro do corrente.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Comentário sobre os últimos resultados do crescimento do PIB brasileiro, com registro de matérias intituladas "País é o lanterninha dos emergentes" e "Brasil crescerá menos do que emergentes", publicadas pelos jornais O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, respectivamente, em edição de primeiro de dezembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2005 - Página 42990
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INFERIORIDADE, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), BRASIL, COMPARAÇÃO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para comentar os últimos resultados sobre o crescimento do PIB brasileiro. Segundo projeções do FMI, o Brasil deve crescer muito abaixo da média dos demais países emergentes e da própria soma das economias globais.

Os jornais do dia 1º de dezembro do corrente mostram que a revista The Economist mantém o Brasil como lanterninha do ranking de crescimento de mercados emergentes. Os jornais mostram, ainda, que, segundo economistas, o Brasil não soube tirar proveito da bonança mundial para aprovar reformas estruturais e aumentar as taxas de investimentos, providências mais do que necessárias para aumentar o potencial de crescimento da economia do país.

Sr. Presidente, é nesse contexto que solicito que as matérias abaixo relacionadas sejam consideradas como parte deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

“País é o lanterninha dos emergentes”, O Estado de S. Paulo, 1º/12/05;

“Brasil crescerá menos do que emergentes”, Folha de S.Paulo, 1º/12/05.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2005 - Página 42990