Discurso durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio, amanhã, na Reunião de Cúpula do Mercosul, de um acordo para criação de um supergasoduto.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. POLITICA ENERGETICA.:
  • Anúncio, amanhã, na Reunião de Cúpula do Mercosul, de um acordo para criação de um supergasoduto.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2005 - Página 43587
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ANUNCIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), ACORDO, ASSINATURA, REUNIÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), GASODUTO, LIGAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, BRASIL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DO PARA (PA), INTEGRAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • DEBATE, GASODUTO, LIGAÇÃO, REGIÃO SUDESTE, REGIÃO NORDESTE.
  • ANALISE, EVOLUÇÃO, BRASIL, AREA, ENERGIA, REGISTRO, DADOS, GESTÃO, ORADOR, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESCOBERTA, JAZIDAS, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, GAS NATURAL.
  • IMPORTANCIA, ABASTECIMENTO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), GAS NATURAL, REDUÇÃO, CUSTO, SUBSTITUIÇÃO, CONSUMO, OLEO DIESEL, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, INCENTIVO, GOVERNO, OBRA PUBLICA, GASODUTO.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, como V. Exª ressalta, é uma longa sessão, de maneira que tentarei ser muito breve.

Faço um registro. Há pouco, discutimos aqui o problema da recriação da Sudene. Tive a oportunidade de ressaltar a cultura nacional, que diferencia as diversas regiões do País - o quanto lutamos naquela área do Norte-Nordeste para criar um conjunto de incentivos.

Nesse mesmo sentido, vejo que foi tratado o problema do gás. Quando fui Presidente, estabelecemos que, na matriz energética brasileira, devíamos ter 20% originados na produção de gás. Agora, com grande satisfação, li que o Sr. Ministro de Minas e Energia vem da Venezuela e nos traz a notícia de que, na sexta-feira, isto é, amanhã, será anunciado, na reunião de Cúpula do Mercosul em Montevidéu, da qual participará também o Presidente Chávez, um grande acordo para a criação de um supergasoduto no País. Esse gasoduto sairá de Caracas e irá até Manaus. Nesse trajeto, haverá uma linha que irá até Macapá, haverá a derivação para Tucuruí e de Tucuruí a Belém, e, aí, já interligado com a rede projetada nacional, o gasoduto chegará até São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.

Essa, naturalmente, é uma notícia excepcional, porque significa uma nova visão brasileira em matéria de utilização de gás para todas as regiões do País, porque, até agora - e aí faço a ligação com a minha referência à Sudene -, a preocupação nossa tem sido somente com a colocação do gás à disposição do Centro-Sul. Até hoje, o Norte e o Nordeste não tiveram acesso a um projeto para a utilização dessa fonte de energia, que hoje é tão necessária, porque cria uma energia limpa e, ao mesmo tempo, oferece condições de desenvolvimento para aquelas Regiões.

Quando fui Presidente, fiz o gasoduto de Mossoró até Camaçari, depois fiz o de Campos até São Paulo, e o trecho que vai de Campos até Salvador, a Camaçari, não existe - até hoje, há uma discussão muito grande sobre problemas ambientais e de outras naturezas. Desse modo, com isso, não havendo esse gasoduto que coloca as grandes reservas de Campos à disposição do Brasil, o Nordeste e o Norte não têm condições de ter gás.

Há um projeto grande em estudo no sentido também de criar o gasoduto do Norte e do Nordeste - o Senador Heráclito Fortes, várias vezes, também tratou deste assunto aqui -, e, agora, com esse novo acordo, parece que haverá a possibilidade de uma grande integração da América do Sul por meio do grande e supergasoduto.

Quando fui Presidente, o Brasil alcançou grandes mudanças estratégicas e grandes êxitos nessa área de energia, particularmente de combustíveis fósseis. Os números são surpreendentes. Por exemplo, o Brasil passou a ser um dos países que, se adotado o critério de reservas, poderia juntar-se aos países que constituem a Opep. Acabou-se a lenda de que o Brasil não tinha petróleo. Em 1984, as nossas reservas conhecidas eram de 2,7 bilhões de barris. Em 1989, já computadas as reservas gigantes das descobertas de Albacora e Marlim, elas alcançaram oito bilhões de barris. A Petrobras tornou-se líder e exportadora da tecnologia em águas profundas. Descobrimos gás e óleo no Médio e no Alto Amazonas e na Bacia do Paraná com os grandes campos de Urucu e de Tubarão.

É justamente aí que quero, sintetizando minhas palavras, falar sobre algo que me causa grande impressão. Visitei, como Presidente da República, há 16 anos, o campo de Urucu, com a descoberta de gás no Amazonas. Esse campo é extraordinário, possui uma reserva muito grande. E o primeiro aproveitamento que dele se deveria fazer seria justamente dotar a Amazônia de um gasoduto capaz de, em primeiro lugar, atender Manaus, que consome até hoje uma quantidade extraordinária de óleo diesel - toda a energia que consome é gerada a partir de óleo diesel.

Para o gás de Urucu, que devia chegar até Manaus, a picada já foi aberta na floresta pelo Exército, e os tubos foram colocados ao lado, o que significa que grande parte do trabalho já está pronta. Foi feito um pequeno gasoduto, de Urucu a Coari, somente para GLP, e agora é preciso que seja feito um grande gasoduto capaz de abastecer Manaus, que necessita de 5,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O Brasil é um País tão surpreendente que o gás de Urucu é reinjetado porque não tem consumo.

Com o consumo de óleo diesel, gastamos R$1,5 bilhão a mais em relação ao que gastaríamos se utilizássemos gás em Manaus. Portanto, mais do que nunca, é necessária a construção imediata do gasoduto de Urucu até Manaus.

Sabemos que Manaus é a grande cidade do interior da Amazônia, uma cidade que é síntese do trabalho daquela região, com uma grande plataforma de exportação. Desde que o gasoduto chegue a Manaus, teremos a oportunidade de reduzir o consumo de energia elétrica e de óleo diesel. Com a produção de gás, com essa nova fonte de energia, poderá ser obtido um barateamento extraordinário dos custos e, conseqüentemente, a criação de novas e grandes indústrias naquela área - haverá alternativa não somente para o uso da energia elétrica para consumo doméstico como para o ainda incipiente consumo industrial.

Nesse sentido, quero dizer também que o primeiro tramo do gasoduto de Urucu a Coari já foi licitado. Agora, estão trabalhando para a licitação - como disse, os tubos estão a clareira aberta - dos outros 450km, divididos em duas partes. Isso significa que, num prazo bem curto, essas obras podem ser iniciadas, porque a parte segunda, a mais difícil, que passa por baixo da calha do rio Solimões, deve ter a sua licitação aberta no dia 15.

Portanto, minhas palavras são também de incentivo a que o Governo prossiga e termine o gasoduto que dará condições a Manaus de obter essa fonte de energia limpa, que é tão rica no Estado do Amazonas, que são os campos de Urucu.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP) - Concedo o aparte ao Senador Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Sarney, só V. Exª, com sua experiência e, acima de tudo, com otimismo, daria notícias boas para o Brasil neste final de tarde. Vivemos um dia-a-dia no Senado de notícias de crise, de CPIs, e V. Exª traz um pronunciamento acalentador e, acima de tudo, esperançoso para todos nós. Sabe muito bem V. Exª que tivemos uma luta aqui muito grande também para a instalação do gasoduto ligando o Ceará ao Piauí e ao Maranhão. V. Exª foi fundamental nesse processo, os recursos foram assegurados, mas, infelizmente, até o momento, a burocracia não permite grandes avanços nessa etapa dessa obra de integração nacional, com a integração do sistema de gasodutos. Dessa forma, gostaria de, mais uma vez, contar com o apoio decisivo de V. Exª, que tão bem representa o Amapá nesta Casa. Esperamos que V. Exª se una a nós, do Maranhão e do Piauí, para que a realização desse gasoduto seja acelerada. O Piauí vive uma fase ímpar, que é exatamente a da perspectiva de uma oportunidade de progresso com o plantio de grãos alcançando, safra após safra, números crescentes. Precisamos também de equipar com o gás o parque industrial de Teresina, que é outro parque que vem crescendo, estendendo também até a região dos cerrados, onde estão situados os programas de plantio de grão. De forma que fico muito satisfeito com o que V. Exª anunciou, mas gostaria também de poder comemorar um avanço nesse setor com relação ao meu Estado e ao Estado que trouxe V. Exª para o cenário brasileiro, que é o Maranhão. Muito obrigado.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP) - Muito obrigado, Senador Heráclito Fortes. V. Exª tem sido um parceiro importante nessa luta para obter recursos para a construção de gasodutos na Região Norte e Nordeste do Brasil, principalmente esse a que V. Exª se referiu, que é o que vem de Fortaleza, vai a Teresina e, de lá, a São Luís do Maranhão, de onde vem e se integra com toda a linha que já está projetada, do Brasil Central, indo até Campinas. Mas, o que quero dizer é que, até hoje, tudo isso é projeto. Na realidade, o gasoduto de relação com o Nordeste tem um ponto de estrangulamento. É porque não está sendo feito o gasoduto de Campos até Salvador, que aí se interliga com outro que já está pronto; o que está em Mossoró já está indo até Fortaleza, e é possível, então, que se possa iniciar o de Fortaleza a Teresina e de Teresina até São Luís.

Foi trabalho que foi feito há alguns anos. V. Exª vem trabalhando nisso, e nós ajudamos muito nesse sentido, mas agora fico muito feliz porque, tendo trabalhado por essa linha de gasodutos e construído esses a que acabo de me referir, agora tenho a felicidade de ver que, nos acordos feitos em Caracas, com a presença do Ministro de Minas e Energia, o Brasil conseguiu que, na projeção desse gasoduto, tivéssemos também uma linha que fosse de Manaus a Macapá, de onde ela então vem a Tucuruí e a Belém, o que significa a integração daquela linha nacional com essa nova linha que está sendo feita na Venezuela.

Dessa maneira se completa a minha satisfação de ter trabalhado pelo gasoduto do Nordeste, pelo gasoduto de Camaçari até Campos, de Campos até São Paulo, e agora a oportunidade de trabalhar pela inclusão de Macapá dentro desse projeto nacional do gás.

Eram essas as palavras que queria pronunciar nesta tarde. Agradeço a paciência de V. Exªs e espero, em breve, que o Brasil também tenha essa grande rede de supergasodutos para alimentar o desenvolvimento nacional.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOSÉ SARNEY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************************

Matéria referida:

“Acordo cria supergasoduto na AL”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2005 - Página 43587