Pronunciamento de Sergio Guerra em 08/12/2005
Discurso durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da matéria intitulada "BC reage às críticas de Mantega à política monetária", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 5 de dezembro do corrente.
- Autor
- Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
- Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro da matéria intitulada "BC reage às críticas de Mantega à política monetária", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 5 de dezembro do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/12/2005 - Página 43596
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, FALTA, INTEGRAÇÃO, MEMBROS, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DIVERGENCIA, PRESIDENTE, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), REFERENCIA, POLITICA MONETARIA.
O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar mais um episódio de “fogo amigo” registrado no atual governo petista do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desta vez, as divergências internas do governo tornaram-se públicas em função do embate entre o presidente do BNDES, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
O Presidente do BNDES afirmou recentemente que a política monetária do BC é a responsável pela queda de 1,2% do PIB no terceiro trimestre. Segundo nota oficial, o BC “lamenta que integrantes do governo utilizem a imprensa para criticar políticas do próprio governo”.
Sr. Presidente, é nesse contexto que requeiro que a matéria intitulada “BC reage às críticas de Mantega à política monetária”, publicada no jornal Folha de S.Paulo de 5 de dezembro do corrente, seja considerada como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“BC reage às críticas de Mantega à política monetária; Folha de S.Paulo.