Discurso durante a 221ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade, pela realização, em 30 de novembro último, de conferência na Universidade Nova de Lisboa, sobre as relações entre o Brasil e Portugal e as perspectivas no contexto da globalização.

Autor
Patrícia Saboya (PSB - Partido Socialista Brasileiro/CE)
Nome completo: Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade, pela realização, em 30 de novembro último, de conferência na Universidade Nova de Lisboa, sobre as relações entre o Brasil e Portugal e as perspectivas no contexto da globalização.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2005 - Página 43973
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, CONFERENCIA, AUTORIA, EMBAIXADOR, BRASIL, AULA, CIENCIAS POLITICAS, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, UNIVERSIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, PORTUGAL, ELOGIO, ANALISE, INTEGRAÇÃO, PAIS, COMPROMISSO, PAZ, JUSTIÇA, DESENVOLVIMENTO.
  • HOMENAGEM, ANTONIO PAES DE ANDRADE, EMBAIXADOR, POLITICO, ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

A SRª PATRÍCIA SABOYA GOMES (PSB - CE. Para uma comunicação. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nos termos do disposto no art. 210 do Regimento Interno, eu gostaria de solicitar a inclusão, nos Anais desta Casa, da Conferência do Excelentíssimo Senhor Embaixador do Brasil em Portugal, Antonio Paes de Andrade, na Aula Magna do Curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, realizada no último dia 30 de novembro.

Na ocasião, o Embaixador Paes de Andrade, um dos políticos mais experientes e preparados do nosso País e do meu Estado, o Ceará, discorreu, com brilhantismo, exatidão histórica e análise política acurada, sobre as relações entre o Brasil e Portugal e as perspectivas e desafios no contexto da globalização.

Falando para uma platéia qualificada, que contou com a presença do Magnífico Reitor daquela Universidade, Dr. Leopoldo Guimarães, e do Presidente da Comissão Científica do Departamento de Estudos Políticos da instituição, Dr. José Esteves Pereira, Paes de Andrade, nosso Embaixador, destacou os pontos de convergência entre Brasil e Portugal; ressaltou o forte compromisso das duas Nações com a paz mundial e o desenvolvimento socioeconômico de todo o planeta; enfatizou o papel das Nações Unidas na busca por um mundo melhor, mais justo e mais pacífico; defendeu a construção de um acordo birregional entre o Mercosul e a União Européia; chamou a atenção para a necessidade do fortalecimento da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP); e expôs, com firmeza, sua preocupação com o delicado e polêmico problema da imigração.

Acredito, portanto, Srª Presidente, que é de extrema importância que essa Conferência, tão relevante para o estreitamento dos laços entre Brasil e Portugal, passe a integrar o acervo histórico do Senado Federal.

Gostaria, para finalizar, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de dizer da satisfação e do privilégio que tenho em fazer essa comunicação, por se tratar de um cearense, uma das pessoas mais respeitadas e queridas do Estado do Ceará, que deu e continua dando uma grande contribuição ao Brasil, por intermédio do seu cargo de Embaixador, representando o nosso País em Portugal. E tenho imenso orgulho, não somente do cidadão e político que sempre se destacou pela sua luta na defesa intransigente do nosso Estado e do Nordeste, mas também pelos laços afetivos que unem a nossa família, por meio do meu avô, que foi Senador da República em 1946, e a família do Embaixador Paes de Andrade, numa relação de muito carinho, amizade e respeito. Portanto, para mim é uma emoção muito grande fazer este registro neste plenário. E que essa Conferência, tão importante para a união de Portugal e Brasil, possa, cada vez mais, ser fortalecida!

Parabenizo o Embaixador Paes de Andrade e acredito que esse é o mesmo pensamento de todos os Senadores aqui presentes. Eu falava há pouco com o Senador Heráclito Fortes e outros Senadores que destacavam a importância de Paes de Andrade na história do nosso País.

Muito obrigada.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA PATRÍCIA SABOYA GOMES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

Embaixada do Brasil em Lisboa


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2005 - Página 43973