Discurso durante a 221ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comunicação do falecimento hoje à tarde, do Deputado Ricardo Fiúza.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comunicação do falecimento hoje à tarde, do Deputado Ricardo Fiúza.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2005 - Página 43989
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RICARDO FIUZA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), EX MINISTRO DE ESTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de comunicar à Casa que acabou de falecer no Estado de Pernambuco o Deputado Ricardo Fiúza, um dos mais importantes Deputados da Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional. Exerceu sete mandatos de Deputado Federal e foi Ministro de Estado, um dos mais ativos membros da Bancada do nosso Partido, o PFL, durante muitos anos. Além de Deputado Federal, foi importante empresário no Estado de Pernambuco, no Estado do Maranhão e em outros Estados. Há cerca de 90, 120 dias, ficou doente, e desde então não conseguiu voltar à Casa. Hoje à tarde, veio a falecer. Todos nós estamos constrangidos de dar esta triste notícia. O Deputado Ricardo Fiúza ainda tinha muito a oferecer ao nosso Estado e ao Brasil.

O Sr. José Agripino (PFL - RN) - V. Exª me permite um aparte, Senador José Jorge?

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Portanto, requeiro a esta Casa voto de pesar pelo falecimento desse grande Parlamentar, que se dedicou à política durante tantos anos, quase 30, o Deputado Ricardo Fiúza.

Concedo um aparte ao Senador José Agripino.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Com licença. A Presidência deseja falar. Vamos aceitar o requerimento e as manifestações. Já havíamos anunciado o orador e, regimentalmente, teremos que suspender a sessão, em homenagem ao falecido Deputado Ricardo Fiúza, figura extraordinária de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil.

Concederei a palavra aos Senadores José Jorge, José Agripino e Heráclito Fortes para as manifestações de pesar. Apenas vamos quebrar aqui, no espírito da lei de Montesquieu, porque já havíamos anunciado o Senador Luiz Otávio, que está na tribuna, e depois encerraremos a sessão, em homenagem póstuma ao extraordinário líder do Nordeste.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Portanto, Sr. Presidente, gostaria de solicitar a V. Exª um voto de pesar e a interrupção da sessão, antes ouvindo os companheiros que também desejam se pronunciar pela perda desse grande Parlamentar e amigo. Durante anos e anos de convivência, pude admirar todas as suas virtudes. Era uma pessoa polêmica, mas tenho certeza de que se existe hoje uma Constituição melhor, sem dúvida que o trabalho do Deputado Ricardo Fiúza na época foi muito importante.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2005 - Página 43989