Pronunciamento de Juvêncio da Fonseca em 14/12/2005
Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre o artigo intitulado "Crises e mais crises", de autoria do jornalista Rogério Gentile, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 3 de dezembro corrente.
- Autor
- Juvêncio da Fonseca (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
- Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SISTEMA DE GOVERNO.:
- Comentários sobre o artigo intitulado "Crises e mais crises", de autoria do jornalista Rogério Gentile, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 3 de dezembro corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/12/2005 - Página 44890
- Assunto
- Outros > SISTEMA DE GOVERNO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUSENCIA, AUTORIDADE, IMPLANTAÇÃO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, NEGLIGENCIA, CRISE, POLITICA NACIONAL, COMPROVAÇÃO, INEFICACIA, SISTEMA DE GOVERNO, PRESIDENCIALISMO.
O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna no dia de hoje para comentar o artigo intitulado “Crises e mais crises”, de autoria do jornalista Rogério Gentile, publicado no jornal Folha de S.Paulo do último dia 3 de dezembro do corrente.
Em seu artigo, o jornalista comenta que “Luiz Inácio Lula da Silva é a prova de que o país já deveria ter abandonado o presidencialismo. Se o regime fosse outro, não estaríamos assistindo à lenta agonia de uma autoridade. Desmoralizado pela crise, responsável político pelo ‘mensalão’, Lula já faria parte do passado”.
Enquanto isso, no presidencialismo, “o presidente vai se arrastando. Perambula pelo país, diz suas besteiras, mas não tem autoridade para implantar nenhuma política de verdade. Não tem condições de mudar nada”.
Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento.
************************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JUVÊNCIO DA FONSECA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matéria referida:
“Crises e mais crises.”