Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Na era da incerteza", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo, edição de 7 de dezembro corrente.

Autor
João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: João Baptista da Motta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Na era da incerteza", publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S.Paulo, edição de 7 de dezembro corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2005 - Página 44898
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, DIVERGENCIA, MEMBROS, GOVERNO FEDERAL, DIRETRIZ, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, DENUNCIA, NEGLIGENCIA, GOVERNO, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

            O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Na era da incerteza”, publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 7 de dezembro do corrente.

O artigo traz à discussão os rumos da política econômica no ano de 2006 levando em conta as divergências existentes entre diversos membros do governo Lula. Segundo o artigo, “no clima de queda-de-braço instalado no governo, agravado pelas tensões pré-eleitorais do presidente, as chances de que a racionalidade prevaleça, afinal, sobre o oportunismo não são lá muito animadoras”.

            Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para registrar o artigo intitulado “O Brasil das conveniências”, de autoria do advogado Onofre Carlos de Arruda Sampaio, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 9 de novembro do corrente.

O autor, em seu artigo, realça que o Brasil atual é o país das conveniências. Ilustra sua afirmação com alguns exemplos, dos quais destaco um: “Por conveniência, o governo do presidente Lula, e seu partido insistem em chamar publicamente de ‘erro’ aquilo que todo o País, estarrecido, vê como a montagem e operação da mais portentosa máquina de lavagem, desvio de dinheiro público e corrupção política da sua História”.

O autor adverte, no entanto, que “se decidirmos viver segundo essas conveniências (...) daremos por inaugurada a República da Lambança, dotada de uma magnífica lavanderia e de uma superpizzaria”.

            Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO BATISTA MOTTA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

“Na era da incerteza.”

“O Brasil das inconveniências.”

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2005 - Página 44898