Pronunciamento de Romeu Tuma em 14/12/2005
Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Enaltece a contribuição do jornal O Estado de S.Paulo, no aprimoramento profissional de jovens jornalistas.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
IMPRENSA.:
- Enaltece a contribuição do jornal O Estado de S.Paulo, no aprimoramento profissional de jovens jornalistas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/12/2005 - Página 44953
- Assunto
- Outros > IMPRENSA.
- Indexação
-
- ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REALIZAÇÃO, CURSO DE EXTENSÃO, JORNALISMO, PROGRAMA, UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA, IMPORTANCIA, QUALIDADE, FORMAÇÃO, MÃO DE OBRA, REGISTRO, CONFERENCIA, ORADOR.
O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já se tornaram inúmeras as oportunidades aproveitadas por esta Casa para apontar os méritos do jornal O Estado de S. Paulo como um dos melhores exemplos da excelência de nossa imprensa. Esta é mais uma delas.
Trata-se de um órgão que, desde sua fundação em 1875, não só vela rigidamente pela liberdade de informação indispensável à democracia, como também cuida do aprimoramento profissional de jornalistas alheios ao seus quadros funcionais. É portanto, há mais de um século, um dos mais respeitados veículos da mídia impressa no Brasil.
Dia 9 do corrente mês, houve o encerramento solene do 16.º Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado e o 13.º Encontro de Ex-Alunos desse curso promovido anualmente pelo Estadão. São acontecimentos que ensejam este pronunciamento, pois merecem registro nos anais do Senado da República. Os resultados do trabalho realizado desde 1990 por uma brilhante equipe, dirigida pelo jornalista e professor Francisco José Arouche Ornellas, são percebidos na qualidade da matéria editorial que os alunos do curso se tornam aptos a produzir.
Programa de extensão universitária credenciado pela Universidade de Navarra (Espanha), o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado é reconhecido como o principal provedor de mão de obra qualificada pelos maiores órgãos da imprensa brasileira.
Com três meses de duração, oferece 30 vagas anuais, às quais concorrem mais de 2.000 jornalistas brasileiros. Em sua grande maioria são jovens que acabam de concluir a faculdade e se dispõem a uma maratona profissionalizante.
O curso permite aos alunos o acesso às mais diversas áreas da empresa O Estado de S. Paulo, principalmente à redação, e garante-lhes contato com experientes profissionais do Brasil e do Exterior. Os jovens participam ainda de blocos de complementação em Filosofia, Economia, Política e Ética. Além das 30 vagas oferecidas a brasileiros, o programa abre a possibilidade de receber jovens estrangeiros. Já contou com a participação de profissionais do Chile, Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Peru.
A maioria dos ex-alunos trabalha hoje em grandes empresas da mídia no Brasil e boa parte deles ocupa postos nas redações do Grupo Estado.
Este ano, o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado recebeu a inscrição de 2.300 candidatos de todo o Brasil, 30 dos quais foram admitidos. Concluíram o programa ao lado de Jenny Chimago, jornalista peruana indicada pela Universidade San Martin de Porres, de Lima, Peru.
Para marcar o encerramento do curso, o Estadão deu a público, na sua edição de 10 do corrente, um caderno especial enfocando as soluções adotadas pela cidade paulista de Diadema no combate à violência urbana. Tais matérias especiais foram inteiramente produzidas pelos alunos, repórteres procedentes de Bahia, Brasília, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado é dirigido desde o seu início pelo Sr. Francisco Ornellas que, este ano, com patrocínio de Odebrecht, Philip Morris, Santander/Banespa e Siemens, contou com o apoio das Sras. Marisa Pinto de Oliveira e Marilena Bernichi de Oliveira e do Sr. Luiz Carlos Ramos. Mais uma vez, como se repete há uma década, tive o orgulho e o prazer de nele ter sido um dos palestrantes.
Muito obrigado.