Fala da Presidência durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sauda a aprovação, ontem, por unanimidade, da criação do Parlamento do Mercosul durante a reunião dos chanceleres do bloco.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Sauda a aprovação, ontem, por unanimidade, da criação do Parlamento do Mercosul durante a reunião dos chanceleres do bloco.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2005 - Página 43587
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, CHEFE DE ESTADO, CRIAÇÃO, PARLAMENTO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), SEDE, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, DEFINIÇÃO, PRAZO, FUNCIONAMENTO, REGISTRO, IMPORTANCIA, CONSOLIDAÇÃO, ORGANISMO INTERNACIONAL.
  • ELOGIO, JOSE SARNEY, SENADOR, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, POLITICA EXTERNA, INTEGRAÇÃO, AMERICA LATINA.

O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Muito obrigado, Senador José Agripino.

Antes de conceder a palavra ao Presidente José Sarney, faço um registro. A propósito, o Presidente José Sarney foi, indiscutivelmente, responsável por grandes avanços na política de integração latino-americana. E, no dia de ontem, por unanimidade, aprovou-se a criação do Parlamento do Mercosul durante a reunião dos chanceleres do bloco.

A Câmara Legislativa terá sede em Montevidéu e deverá iniciar os trabalhos até o dia 31 de dezembro de 2006. São previstas duas etapas de transição. Na primeira, que vai de dezembro de 2006 a dezembro de 2010, o Parlamento funcionará de forma paritária. A criação do Parlamento regional é um passo decisivo para a consolidação do Mercosul, que atravessa um período particularmente difícil desde a sua criação. Portanto, vale o registro em função do avanço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2005 - Página 43587